quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Clube do Livro - Fanfics Falhando e Desmaiando e Companheiros de Viagem

Olá! Vocês sabem o que são Fanfics? Pois bem, Fanfic é a abreviação do termo em inglês fanfiction, ou seja, "ficção criada por fãs", que vamos chamar por aqui de fic. São contos ou romances escritos por terceiros, não fazendo parte do enredo oficial dos livros, séries ou filmes a que faz referência. E no nosso debate do mês de Janeiro, utilizamos duas Fics, e agora, vamos dar uma resumida no que rolou no nosso Debate.

A fic Falhando e Desmaiando, (no original, Failing and Fainting) traduzida por Samanta Fernandes é uma adaptação da incrível história do livro Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, dando uma nova caracterização para os personagens centrais Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy. Para quem não leu o livro, trata-se da história de amor do casal já citado, como ele nasceu, os desafios enfrentados, o preconceito envolvido e o orgulho de ambos. Essa fic reconta o que aconteceu após o retorno de Mr. Bingley e Mr. Darcy a Netherfield, e como se desenrolou a relação destes com as irmãs Bennet, Jane e Lizzie, sob uma perspectiva, digamos, mais dramática.

Todas concordamos, a respeito da fic, que, apesar de ser uma história legal, tirou muito da personalidade original dos personagens centrais. Uma proposta romântica que caracterizou Darcy, originalmente “altivo, reservado, desdenhoso, e suas maneiras, apesar de bem-educado, eram pouco convidativas” [1], como um romântico meloso, enquanto Lizzie, “de espírito alegre e brincalhão; vivaz, boa observadora e certeira ao julgar” [2], ficou “abestalhada” (palavra usada no próprio debate) e frágil. Como o nome da fic já deixa a entender, nossa autora não poupou desmaios, e mostrou uma delicadeza e doçura nos encontros do casal que só quem leu é capaz de entender.


A fanfic Companheiros de Viagem, (no original, Traveling by Post) também traduzida por Samanta, que retrata o mesmo livro da Jane Austen, foi considerada “melhor” do que a anterior, pois não descaracteriza tanto os personagens centrais. Nesse conto, Darcy não chega em Pemberley um dia antes do esperado, e consequentemente ele e Elizabeth não se encontram. O acaso os reúne algum tempo depois em uma viagem até Londres. Essa fic pode ser dividida em duas partes. A primeira, centralizada na relação entre a Lizzie o Mr. Darcy; e a segunda, que centraliza a história do casal Jane Bennet, a irmã mais velha de Elizabeth, e Charles Bingley, o melhor amigo de Darcy.  

Essa fic mostra uma Jane mais durona e um Bing menos flexível, que toma as próprias decisões, quando na história original, Jane é cândida e perdoadora e Bingley extremamente influenciável pela opinião alheia. Esse destaque para o casal deu um brilho para a fic, e nós adoramos essa adaptação. A autora deu também uma nova imagem para nós leitores do segundo pedido de casamento que o Mr. Darcy faz para a Lizzie. Não contaremos pra não estragar a surpresa... mas é de chorar de emoção!


Recomendamos que leiam o livro Orgulho e Preconceito, encontrado em qualquer livraria, e as fics que foram discutidas, pra isso, corre lá no blog da Samanta, o Improvement of Mind.... As fanfics podem ser encontradas nesses links (Falhando e Desmaiando e Companheiros de Viagem). Vocês vão entender melhor, formar a própria opinião, e vão poder comentar aqui o que acharam. Estamos loucas pra saber a ideia de vocês!!!





[1] Orgulho e Preconceito, Jane Austen, ed 2010 – Clássicos Abril Coleções
[2] idem