quarta-feira, 10 de junho de 2015

Inspirada em Jane Austen

Recentemente soubemos de um evento que acelerou nossos corações e nos arrancou suspiros. Uma página do facebook divulgou detalhes de um casamento com uma inspiração única, e de quebra uma entrevista com a noiva. Devidamente autorizada, vou apresentar tudo pra vocês. Preparem os corações!

Como seria um casamento inspirado em Jane Austen? Kesia Moniely, de Brasília, DF, casou em março/2015, e bolou o “casamento dos sonhos” de qualquer janeite. Claro que vem várias perguntas à nossa cabeça sobre decoração, vestido, penteado, a reação do noivo... E a página Adaptações de Jane Austen buscou essas respostas com a própria noivinha. Vamos ver o que rolou?!
Kesia contou que conheceu Jane Austen através de sua pastora, outra janeite, que um dia emprestou um exemplar de Orgulho e Preconceito à Kesia , que detestou de início [como???], achou um saco e abandonou o livro [Hã???]. Quase um ano depois, Kesia resolveu que deveria devolver o livro à sua legítima dona [aprendam!], mas para não passar vergonha, resolveu se forçar a ler, mas dessa vez se apaixonou perdidamente. Com o tempo, foi conhecendo as outras obras e suas adaptações, e, é claro, se apaixonando mais e mais [e mais, e mais, e mais... e mais]!
Desde nova, ou o mais nova a partir do momento em que começou a pensar em seu próprio casamento, Kesia sempre imaginou algo intimista e pessoal, que passasse sua própria identidade e personalidade. Nunca foi dada a grandes arranjos, ou intempéries da moda, mas não pensou imediatamente no tema “Jane Austen”. Apenas depois do noivado, quando começou a planejar seu casamento efetivamente, é que percebeu que todos aqueles elementos singelos e simples que buscava se encaixavam perfeitamente nesta temática. E então, tudo se encaixou.
Mas e o noivo? Onde entra nessa história? Bem, o noivo, Raphael, também queria um casamento original, e quando Kesia começou a falar para ele sobre os detalhes que ela estava pensando, logo ele identificou os traços de Jane Austen, e boina, suspensório e gravata borboleta entrava nessa definição. Inclusive, essa escolha foi dele [vejam noivinhas, deixem seus noivos participarem desse momento de decisões, pode não ser um completo desastre!]. Enfim, ele adorou, achou tudo lindo, e ate se emocionou, segundo fontes!
O noivo se inspirou no look do personagem de The Lizzie Bennet Diares.

Falemos agora das inspirações da noiva, e os resultados.
A escolha da palheta de cores – marrom e champanhe - reflete muito no estilo da época. Essa cores foram utilizadas na maquete do bolo, e em cima foram colocados pássaros como noivinhos. O penteado foi inspirado na cena do baile de Netherfield (filme Orgulho e Preconceito 2005). O vestido off White remeteu ao vintage, porém o corte foi mais moderno. A decoração foi simples para dar um ar interiorano, Romances de Jane Austen, jogos de xícaras, porta retratos e detalhes amadeirados deram um clima de “chá das cinco”. E por fim, os convites, em envelopes de papel pardo, remetendo às cartas trocadas no século XIX. Ah, claro, os padrinhos estavam todos de suspensório e gravata borboleta [como não morrer de amores?]

O mais interessante é que Kesia fez tudo SOZINHA! Veja, quando digo ‘sozinha’ significa que não teve ajuda profissional, mas sempre existe aquela amiga sensacional que sonha e trabalha junto pra tornar tudo real, e assim foi. A noiva chegou a procurar ajuda profissional no início, mas acabou percebendo que sem isso, além da economia, ela conseguiria fazer exatamente como ela sonhou, sem interferências ou opiniões de quem nem sequer a conhecia. E isso ficou claro na reação dos convidados. Nem todos sabiam que era exatamente inspirado em Jane Austen, mas eram unânimes em dizer que havia inspiração literária ali.
Como não suspirar? Para finalizar, deixo uma mensagem da própria noiva para toda janeite:

“Eu deixo uma frase da Jane que eu amo que é "Muitas vezes perdemos a possibilidade de felicidade de tanto nos prepararmos para recebê-la. Porque então não agarrá-la toda de uma vez?” Eu acredito que temos que sonhar sim, sonhar alto, e perseguir esses sonhos. Muitas vezes lemos Jane Austen e pensamos "Nunca vou encontrar um homem como Mr. Darcy, ou nunca serei feliz como a Lizzie", mas você encontrará um Darcy e será feliz como a Lizzie. Não porque o amor de homem seja o que te trará felicidade, mas porque você é autêntica, você é linda, inteligente, e não tem medo do mundo, assim como nossa heroína preferida. A Lizzie nunca deixou de ser ela mesma, ainda que muitas vezes era isso que a sociedade queria. Então seja você, e seja feliz por quem você é, e todos os seus sonhos se realizarão, e seu Darcy aparecerá (se esse for o seu desejo é claro, afinal, casamento é consequência).”

- As notas e opiniões desta autora são de exclusiva responsabilidade desta autora! ;)