quarta-feira, 22 de julho de 2015

Clube do Livro - O Pequeno Príncipe


No nosso último debate foram discutidos o livro e o filme O Pequeno Príncipe. Dentre todos os
nossos debates, esse de longe foi o mais reflexivo e “filosófico”, talvez por todas as interpretações que o livro pode gerar com suas metáforas. Já o filme de 1974 dirigido por Stanley Donen não foi muito bem aceito pela maioria, principalmente por ser um musical. 

Sinopse: 
"O Pequeno Príncipe é uma fábula. Ou se preferirmos, uma parabola. Não é um livro para crianças, porque traz justamente a mensagem da infância, a mensagem da criança. Essa criança que irromperá de repente no deserto do teu coração, a milhas e milhas de qualquer região habitada. A menos que não queira ver, a face do Pequeno Principe, a face de um outro, coroada com os espinhos da rosa.... Este livro é também um teste. É o verdadeiro desenho numero 1. Se não o quiseres compreender, se não te interessas pelo seu drama, fica aqui a sentença do Principe: Tu não és um homem de verdade. Tu não passas de um cogumelo." ( Livraria Saraiva)

Muitas de nós já tínhamos lido o livro na infância e algumas o tem como o livro preferido, uma obra que mudou até a mudar a forma de enxergar o mundo. Todas nós concordamos que a base de O Pequeno Príncipe é não deixar a criança que vive em cada um de nós morrer. Em vários pontos do livro Antoine de Saint-Exupéry ele fala que certas coisas os adultos não compreendem, talvez porque nos deixamos cegar pelas aparências e problemas mundanos. Concluímos que o princepezinho é algo que deveríamos ter dentro de nós, a essência de criança que não deveria se perder com o tempo.

Outro ponto que gerou bastante reflexão foi quando falamos das pessoas que o príncipe encontrou nos planetas que passou até chegar a terra. Essas pessoas que ele encontra são reais e convivemos com elas diariamente, muitas vezes somos como elas. Trabalhamos demais, bebemos de mais, mandamos demais. O fato de elas morarem sozinhas em um planetinha entendemos como uma metáfora para as pessoas que vivem em seu próprio mundo e se contentam com isso, é uma forma de falar do egocentrismo.

Uma das meninas fez uma comparação dessas metáforas do livro com as obras do Trovadorismo e foi além, comparou com Jane Austen. Os três pegaram figuras comuns na sociedade, representaram em forma de personagem e tornaram isso uma crítica social. Há quem diga que isso torna o livro complexo demais para crianças, mas discordamos. Talvez a criança não saiba expressar o que captou da leitura, mas provavelmente percebeu a essência da história. 


Dados do Livro:
Autor: Antoine de Saint-Exupéry
Título Original: Le Petit Prince
Ilustrador: Antoine de Saint-Exupéry
Tradução: Rodrigo Lacerda
Editora: Zahar
Páginas: 144