domingo, 30 de agosto de 2015

Entrevista Dona Moça - Parte 2

Na sexta - feira, apresentamos a primeira parte da entrevista com as criadoras da web série Dona Moça, inspirada na obra Senhora, de José de Alencar. Esse é um projeto Adorbs Produções e a primeira temporada contou com 10 episódios. Nesse momento a campanha de financiamento coletivo (crowdfunding) para produzir a segunda temporada está na última semana. Um dos aspectos mais importantes do financiamento coletivo é a concessão de recompensas para os financiadores, de acordo com o valor doado. No caso de Dona Moça, as recompensas variam desde postais e marcadores da série até a possibilidade de visitar os estúdios, ou atuar como produtor executivo da web série.


7. Como foi o processo de seleção dos atores?

Maria Raquel: Longo e demorado [risos]. Nós postamos a chamada no Facebook e em alguns sites e tivemos muitas respostas. A partir daí fomos selecionando os atores que tinham mais perfil para o que procurávamos. Então pedimos para os atores enviarem um vídeo fazendo o personagem. Poucos nos responderam nessa segunda fase, mas os que fizeram tinham o perfil perfeito que procurávamos. Em seguida fizemos os testes de química ao vivo e depois disso já tínhamos quem ia ser cada personagem.

Jacqueline: Foi uma novela à parte, não? Muita gente boa mandou currículo e a gente precisou ter muito critério para selecionar aqueles que realmente se encaixavam no perfil dos personagens. E muitos atores bons desistiram no meio do processo. Posso dizer que tivemos muita sorte em ter um elenco tão bom com atores tão comprometidos e bem entrosados. Todo mundo é amigo de todo mundo!

Os testes das atrizes Flávia Dessoldi (Mari Seixas), Sílvia Bitente (Fifi Mascarenhas) e do ator Daniel Cabral (Fernando Seixas) foram divulgados no YouTube da Adorbs. Confiram!!!

8. Como foram as gravações?

Jacqueline: As gravações foram um processo bem corrido. Todos os episódios foram gravados em dois domingos seguidos. Das sete da manhã até as seis da tarde. Foram dois dias extremamente cansativos, com metade do elenco e equipe doentes, mas extremamente divertidos e ver o resultado disso tudo pronto e editado é bem gratificante.



Veja outras fotos do Set "Dona Moça".

9. Com tem sido a interação com os espectadores?

Jacqueline: A interação tem sido muito boa e até mesmo surpreendente. Quando criamos a série, imaginamos que nossa audiência seria basicamente a do pessoal que já está acostumado a acompanhar web séries americanas e com quem temos certo contato, mas quando o primeiro episódio passou de mil visualizações em 24 horas percebemos que a coisa era bem maior do que pensávamos. A galera realmente se interessa pelos personagens, conversa com eles no Twitter, envia vídeos para gente, comenta os episódios no Tumblr, faz gifs...está sendo uma delícia acompanhar tudo isso.


10. A primeira temporada acabou e o crowdfunding para uma nova temporada está em andamento. Como vai funcionar o financiamento coletivo e qual será a destinação dos recursos?

Jacqueline: Os primeiros dez episódios foram produzidos com recursos escassos e cerca de 500 reais de orçamento, mas infelizmente não temos dinheiro para investir mais que isso. Por isso iniciamos a campanha de financiamento coletivo. A maior parte do dinheiro arrecadado será gasto em infraestrutura, como alimentação, transporte e manutenção do set no dia de filmagem e na compra e aluguel de equipamentos e ferramentas que possam melhorar a qualidade estética da série, como câmeras mais potentes, cenário e figurino. O restante do dinheiro será gasto com bonificações para o elenco. Parte do dinheiro também financiará a produção e envio dos brindes adquiridos pela galera que participou do crowdfunding. Pedimos 7.500 reais e no momento já arrecadamos cerca de 3 mil. Faltam só uma semana para a campanha acabar, então por favor, colaborem e ajudem a gente! (risos)

11. Teremos mais personagens na história?

Maria Raquel: SIM! Temos pelo menos mais dois personagens novos, e um deles vai ter um spin-off. O público também vai ver bem mais de outros personagens que apareceram pouco nessa primeira fase.


12. Vocês já possuem uma estimativa de quantos episódios terá a série?

Maria Raquel: Desde o começo, antes de começarmos a filmar a primeira temporada, já sabíamos que a série teria 35 episódios. O spin-off oscilou um pouco, mas no final acabou ficando com 10 episódios.


13. Vocês planejam adaptar outras obras brasileiras ou possuem algum projeto original?

Maria Raquel: Por enquanto apenas sonhamos em adaptar mais clássicos brasileiros, mas ainda é bem cedo pra falar qual. Nem nós mesmas decidimos ainda [risos].

Fim!!!

Agradeço a Jacqueline e Maria Raquel por responderem à entrevista!!!