segunda-feira, 28 de setembro de 2015

O Gótico em Jane Austen - Especial Terror #1

Bom, você deve estar pensando: "Jane Austen está longe de ser uma escritora Gótica". E você está certo. Mas então, o que existe de Gótico em Jane Austen? 

     Como todo leitor de Jane sabe, o romance que mais se aproxima a algo do gênero gótico seria A Abadia de Northanger, apesar de não ser essa a temática central; podemos observar uma grande influência dessa literatura. 

     Primeiro, você sabe o que é uma abadia? Quando ouvimos essa palavra vem a nossa mente uma construção em ruínas cheia de corredores e quartos. E hoje é isso mesmo. Eram muito comuns, ate o século XVII. Eram destinadas a comunidades católicas, comandadas por um líder espiritual, que podia ser homem ou mulher. Por isso eram grandes e tinham muitos quartos. Foram a origem do que conhecemos por Mosteiros. Muitas delas tinhas túneis subterrâneos, saídas para casos de emergência, torres com quartos trancados... mas pouco se sabe sobre o que realmente acontecia lá dentro. A partir do século XVIII, elas foram sendo destruídas nas reformas protestantes, e hoje o que sobrou foram ruínas semi destruídas que se tornaram ponto turístico. Mas porque eu estou dando uma aula de história aqui? Pra gente poder entender melhor o que existe de tão gótico em A Abadia de Northanger!
     Por causa de seus corredores e túneis que mais pareciam labirintos, alguns autores se aproveitaram desse cenário para criar histórias de prisioneiros, monstros e fantasmas. Ann Radcliffe foi uma das grandes autoras que influenciou Jane Austen nessa temática. Mulheres prisioneiras de seus maridos nas torres, heróis que morriam nos túneis mas que mantinham suas almas presas ao local... são muitas as histórias, e as Abadias eram um belo cenário, pois no final do século XVIII e início do XIX elas já estavam em ruínas - a maior parte delas.
     Abadia de Northanger é uma paródia gótica, que conta a história de uma mocinha muito ingênua que
é extremamente criativa e muito influenciada pelo que lê. Em um determinado ponto da vida, Catherine Morland, a protagonista da história, começa a ler Ann Radcliffe, e a autora se torna sua favorita. Ela então é convidada a viajar por Bath, e lá conhece os irmãos Tilney, que a convidam a passar uma temporada em sua abadia. Chegando ao local, sua mente começa a criar histórias de terror que envolvem a família Tilney e sua abadia, e pior, começa a acreditar nelas. Histórias que chegam a insultar a família. Ao perceber o quanto estava sendo boba, Catherine joga fora seus romances de Radcliffe e derivados.
     Observamos na história a trajetória da evolução da personalidade da protagonista. Ela deixa de ser aquela menina boba, que acredita e confia em todos, e começa a prestar mais atenção ao que de fato está acontecendo ao seu redor. É um romance diferente de Jane Austen em vários tópicos, mas devemos considerar que a protagonista é muito jovem, e que Jane queria apresentar uma sátira ao que estava em voga naquele momento... e isso com certeza é do feitio de nossa querida Austen!!!

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
  • Título Original: Northanger Abbey
  • Título no Brasil: A Abadia de Northager
  • Autora: Jane Austen
  • Editora: Landmark
  • Tradução: Eduardo Furtado
  • Páginas: 240