quarta-feira, 16 de setembro de 2015

"Diga -me se você quer ir pra casa"


Por pura curiosidade sobre como a atriz Keira Knightley cantava no filme “Mesmo se nada der certo” que eu resolvi parar e assistir. E para minha total surpresa eu me vi completamente apaixonada por esse filme, pois afinal de contas, música e drama é sempre uma boa combinação.
“Mesmo se nada der certo” é um daqueles filmes que te surpreendem com uma narrativa envolvente e com grandes atuações. O diretor John Carney que havia feito um ótimo trabalho com “Apenas uma vez” (Once), nos mostra o seu talento ao transformar um tema extremamente usado em algo totalmente original. Com um olhar diferente John consegue apresentar o filme de forma despretensiosa e inovadora fazendo assim com que o espectador fique preso à história do inicio ao fim. O filme que originalmente se chamaria “Can a song save your life?”, fala exatamente sobre isso, retratando as conquistas, as dores, frustrações e alegrias da vida de forma contagiante e motivadora. Mesmo se nada der certo é um filme que comove e inspira os espectadores.


O filme trás um elenco de peso, com personagens fortes e apaixonados pela música. Com Keira Knightley interpretando Gretta, uma compositora talentosa, generosa e que não liga para padrões impostos pela sociedade. Com uma atuação brilhante Keira me surpreendeu muito ao interpretar às músicas no filme com uma voz doce e suave, cantando as músicas muito bem e de forma apaixonante. Mark Ruffalo é Dan um produtor musical falido, divorciado, desiludido e com problemas com álcool, mas que ganha nossa simpatia ao mostrar sua paixão pela música e pelos valores que ela possui na sua vida. No decorrer do filme Dan mostra aos espectadores todo o seu talento como produtor e todo a sua sensibilidade para á musica. 
Adam Levine, vocalista do Maroon 5, interpreta Dave o namorado de Gretta que está nos EUA para sua turnê e que se vê deslumbrado com a vida de artista famoso e esquece um pouco as coisas que realmente importam. Ainda temos o amigo fofo e cantor de rua que está sempre ao lado de Gretta interpretado por James Corden; Violet é a filha de Dan que é uma adolescente precisando de conselhos interpretada por Haille Steinfeld e sua mãe interpretada por Catherine Keener;o filme conta também com a participação de Cee Lo Green que faz o Troublegum, um artista amigo de Dan.


“Mesmo se nada der certo” te ensina boas lições e te mostra que a música é algo universal, com um poder incrível de transformar e unir as pessoas. O filme conta com uma trilha sonora impecável feita por Gregg Alexander, vocalista do New Radicals, que faz para o filme composições suaves voltadas para o folk e o pop, com letras carregadas de significados e com idéias únicas sobre musica. O filme traz também locações tão incríveis de Nova York que te fazem querer pular para dentro da tela da TV e participar de toda aquela diversão.

"Por isso eu gosto de música. Uma cena banal de repente se enche de significado. 
Todas as banalidades, de repente, tornam-se pérolas de beleza e efervescência".

A história do filme é agridoce, com um romantismo leve capaz de mudar o astral de quem assiste, mas o diretor faz desfecho do filme de forma bem simples, celebrando assim o poder da criatividade de forma bem natural e realista.

Título Original: Begin Again.
Título no Brasil: Mesmo se nada der certo
Diretor: John Carney
Distribuidor: Imagem Filmes
Classificação: 12 anos
Duração: 104 minutos


Confira a trilha sonora do filme nesse link (Via Blog Equalize da Leitura).

Por Thais Sarmento