quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Um conto no cinema: O curioso caso de Benjamin Button


Lançado em 2008, o filme O curioso caso de Benjamin Button fez sucesso nas telas, tendo sido na época, indicado ao Oscar de melhor ator (Brad Pitt) e vencedor na categoria de melhor direção de arte.

O Filme é uma adaptação do conto de mesmo nome, escrito pelo norte-americano F. Scott Fitzgerald, e publicado pela primeira vez em 1922. Fitzgerald, inspirado em uma observação feita pelo escritor Mark Twain, na qual este lamentava que a melhor parte da vida fosse o início e a pior o fim, deu vida ao personagem Benjamin.

O conto está inserido no livro Seis contos da era do Jazz e outras histórias. Posteriormente, após o lançamento do filme, e devido a seu sucesso, o livro foi relançado com o nome O curioso caso de Benjamin Button e outras histórias da era do Jazz.




Diferente de tudo que se possa imaginar com a chegada de um bebê, o casal Button foi surpreendido no nascimento de seu primeiro e único filho, pois este nascera com aparência de um velho de 70 anos.

Mesmo com tamanha estranheza e indignados com a situação, o casal leva seu filho para casa, que de bebê não tinha nada. O curioso desse caso, não é Benjamin ter nascido como um velho. Após isso esperaria o casal, como lhes disse o médico, que o recém-nascido durasse poucos dias, ou, sendo otimistas, alguns meses. A curiosidade gira em torno do desenvolvimento de Benjamin, que com o passar do tempo começa, pouco a pouco, a rejuvenescer.


Dessa forma, começa uma batalha entres os relógios biológico e cronológico de Benjamin Button, pois a medida que ele rejuvenesce, enfrenta dificuldades inerentes a passar pelas diversas etapas da vida em sentido contrário.

O conto faz uma crítica à sociedade que não vê senão a aparência das pessoas, desconsiderando que além dos padrões, há, dentro de cada ser, sentimentos e histórias que constroem o ser individual que somos.

Na adaptação realizada para o cinema, com assinatura do diretor David Fincher, ocorreram algumas mudanças significativas em relação ao enredo original. No conto, os pais levam Benjamin para casa e veem de perto as mudanças ocorridas no desenvolvimento de seu filho. Já no filme, o pai, importante empresário, sem coragem de apresentar o filho à sociedade, abandona-o em um asilo. Benjamin é criado pela dona do asilo, juntos a outros idosos, e só conhece seu pai biológico muitos anos depois.
No filme Benjamin não percebe que é uma criança, se comporta como os outros velhos do asilo, e só muda de atitude muitos anos depois, quando percebe que seu relógio biológico funciona ao contrário das outras pessoas.

Entretanto, tanto o conto quanto o filme, surpreende-nos quando Benjamin chega a fase infantil, mostrando-nos o valor de uma infância após uma vida de dúvidas e cheia de obstáculos e desafios.
A diferente história de Benjamin Button nos serve como excelente reflexão sobre os valores da vida e a importância de cada fase do desenvolvimento humano. A coragem desse personagem impressiona, pois cada etapa vivida por Button nos ensina o valor das pequenas coisas.