sábado, 31 de outubro de 2015

Não Pare! Não Olhe! Não Fuja!

Contém spoiler!

                Halloween...
                Dia nebuloso... Lembra trevas e escuridão.
                E a resenha de hoje é bem sombria!

  • Título (s): Não Pare! / Não Olhe! / Não Fuja!
  • Autora: Fml Pepper
  • Editora: Valentina
  • Ano de Lançamento: 2015

                Nina é uma garota normal, que tem uma mãe psicótica, e muito, muito azarada. Será? Será que é culpa do azar sua vida ser tão diferente? Será que é apenas psicose, ou sua mãe esconde algo? Será que Nina é realmente uma garota normal?
                Nina vive apenas com sua mãe. Não tem como dizer onde, pois elas vivem constantemente se mudando - como se estivessem fugindo. Aos 16 anos, já está cansada de sua vida nômade, e começa a discutir muito com sua mãe a respeito. Após muitas discussões - e por um motivo desconhecido - Stela, mãe de Nina, decide se estabelecer definitivamente em Nova Iorque, dando muito mais liberdade para Nina viver. Nina fica felicíssima com as expectativas de uma vida normal, com amigos, trabalho, faculdade, e quem sabe, um amor.
                Nina faz amigos na escola, arruma um emprego, mas o azar não dá trégua. Episódios estranhos acontecem ao seu redor sem explicação, e ela começa a desconfiar de que existe algo diferente, estranho, perigoso até, que sua mãe não sabe ou esconde dela. Para piorar a situação, alguns alunos novos começam a estudar em sua sala, e um deles a irrita ao extremo. O que Nina sente quando Richard se aproxima a deixa à beira de um colapso, enquanto Kevin a faz derreter por dentro. Jhon, o ruivinho, e Samantha, a loira gótica, a olham de maneira estranha, mas nunca se aproximam.
                Kevin se aproxima de Nina, aparentemente interessado nela, e Richard começa a atrapalhar suas investidas, sendo inconveniente sempre, o que a faz odiá-lo. Eles são a prova “viva” de que as aparências enganam. Cega pela beleza e carisma de Kevin, Nina não percebe que o real perigo não era Richard.
                A vida de Nina muda de repente. Ela se vê sozinha no mundo. Sua mãe morre num acidente, ela não sabe quem é seu pai, não tem nenhum parente vivo nesse mundo,"nesse mundo". Nesse ínterim, Nina descobre que o pouco que ela sabia a respeito de sua vida e existência eram mentiras. Que suas pupilas verticais não são uma deformação genética, mas um traço de família. Descobre que nosso mundo não é apenas o que vemos, mas que existem dimensões que coexistem em equilíbrio, cada uma com sua função. E ela era uma ameaça a esse equilíbrio.
                Richard, Kevin, Jhon e Samantha não são adolescentes comuns, mas Resgatadores [grave essa palavra] de Zyrk [grave essa também] e estão em missão: Capturar Nina. Num primeiro impulso, Nina decide fugir, mas está sendo perseguida por todos os lados, não sabe mais em quem confiar, não tem mais para onde ir. Então, percebe que tem apenas uma alternativa: Ficar e ver no que vai dar. Nina precisa de respostas, e se existe um lugar onde ela pode encontrá-las, é em Zyrk.

                Nina se vê envolta por batalhas pelo poder e pela glória. Cada vez mais perguntas se acumulam. Nada é de fato o que parece ser. E para piorar, ela está apaixonada. Apaixonada por sua própria morte. Irônico, não? Um zirquiano, que não pode nutrir bons sentimentos. E pra piorar ainda mais, nenhuma de suas atitudes faz sentido. Nina é a peça chave de uma lenda que fala sobre amor, mas como? Se zirquianos não têm bons sentimentos, como cativar o amor de algum deles? Nina é filha de um deles, e sabe-se que apenas quando há amor é possível um zirquiano e uma humana gerarem uma vida. Então, se ela é uma híbrida, houve amor entre seus pais. É possível. Será?
                Não tem mais como parar. Agora ela precisa seguir em frente e descobrir onde estão as respostas que ela tanto procura. Ela descobre quem foi seu pai, e descobre um avô ainda vivo. Nina é capaz de fazer surgir bons sentimentos em qualquer zirquiano, e isso a faz vítima de muitos mercenários. Existem muitos mistérios horríveis em Zyrk. Para não perder a fé e a esperança, ela não pode olhar. Melhor ficar na ignorância do que conhecer tudo. Não existe espaço para o medo.

                Sempre na batalha entre descobrir a verdade e fugir, Nina se decepciona cada vez mais com Richard. E quando por fim decide deixar toda essa loucura pra trás e voltar para sua dimensão, mais descobertas a assolam, e ela percebe que fugir não é mais uma opção. Agora ela vai até o fim.
                Capturada por magos poderosos da terceira dimensão - Zyrk - Nina descobre que tem “poderes”. Ainda não sabe controlá-los, mas já sabe que eles existem. Agora ela tem três amores, três pessoas por quem daria a vida: Richard, sua mãe, e seu padrasto! Sim, ela descobre um padrasto. Justamente aquele que ela jamais imaginaria, nem nós, leitores. [Não, esse spoiler eu não vou dar!]
                A lenda era verdadeira. Nina era uma maldição. Trazida ao mundo pela força do próprio demônio. Mas será que ela não poderia controlar nada em sua vida? Será que ela era um peão do destino? E o livre-arbítrio? E o amor? O amor não é previsível, não é controlável, não é fraco. Amar é se doar. Se anular pelo outro. Se sacrificar pelo outro. E é quando Nina e Richard compreendem isso que o verdadeiro milagre acontece. Mas será que mesmo com um amor tão grande, eles terão forças pra lutar contra tudo e todos? Será que sobreviverão? E se sobreviverem, será que terão alguma chance juntos? Será que de fato aqueles olhos azuis hipnotizantes serão o fim da linha para Nina?

                Fml Pepper criou um mundo fantasioso, com demônios, magos, mortes, almas... Mas o mais importante de tudo: Uma história emocionante, surpreendente e incrível. A trilogia inteira é feita de mistérios, e nada, absolutamente nada é o que parece. No meio do livro eu comecei a querer desvendar os segredos, mas eu me enganava redondamente! A narrativa prende, os personagens são concretos, a história é fechada - o que não tem no livro é porque não é importante. Pontas amarradas... e um amor que ultrapassa todas as barreiras: tempo, espaço, medo... nada é impossível. E, claro, a moral da história: Amor não é um sentimento egoísta; E é quando nada mais importa, nem mesmo o próprio eu, mas apenas o outro, é que experimentamos a forma mais pura de amor. É quando sem o outro, nada mais faz sentido, e nem vale a pena tentar.

                Resumindo: LEIAM!