sábado, 7 de novembro de 2015

Clube do Livro - "As Patricinhas de Beverly Hills" e "Capitães de Areia"

No Clube do Livro do mês de Outubro das colaboradoras do As Garotas de Pemberley discutimos as obras Capitães da Areia e As Patricinhas de Beverly Hills.

Capitães da Areia é um dos livros mais influentes do escritor baiano Jorge Amado. Publicado em 1937, o livro conta a história de um grupo de crianças de rua, lideradas por Pedro Bala, que realizam pequenos furtos para sobreviver. O livro, um romance de formação, nos apresenta esses garotos, narrando a história de cada um, desde o porquê de estarem nas ruas, as principais características de cada um, a transição para a fase adulta e o destino que os aguarda. O livro também narra a interação dessas crianças com a comunidade em que estão inseridas, e mostra as diversas situações a que estão submetidos.

Jorge Amado é um escritor da segunda fase do Modernismo, caracterizada pelo Romance Regionalista. Desse modo, o livro apresenta as principais características desse período, como: o realismo crítico, que denuncia determinada questão social, no caso do livro, os menores abandonados; a linguagem próxima a fala, reproduzindo a linguagem regional; e o regionalismo nordestino. Por esses motivos, diversos exemplares da obra foram apreendidos pela polícia do Estado Novo, uma vez que o autor era filiado ao Partido Comunista. 

Algumas das garotas já havia lido a obra na época da escola e a escolha de um clássico nacional gerou uma polêmica, uma vez que há alguma resistência devido a forma como os clássicos nos são apresentados nos ensinos fundamental e médio. De maneira geral o livro nos comoveu, não somente por seu realismo, como também por tratar de uma problemática infelizmente muito atual. Mesmo depois de quase 80 anos e diversas conquistas sociais, ainda podemos observar crianças e jovens vivendo nas ruas, e hoje o problema é agravado pela dependência de drogas como a cocaína e o crack. 
Título Original: Capitães de Areia
Autor: Jorge Amado
Editora: Companhia das Letras
Ano de Lançamento: 1937


Se por um lado Capitães da Areia trata uma questão social atemporal, o filme escolhido apresenta uma realidade diametralmente oposta. Clueless, ou As Patricinhas de Beverly Hills foi lançado em 1995 e é inspirado na obra da Jane Austen que comemora o bicentenário de publicação nesse biênio (2015-2016), Emma. O filme, ambientado na região mais nobre de Los Angeles, Califórnia, conta a história da Cher (Alicia Silverstone), que assim como a Emma, é linda, inteligente e rica; e destaca a suas dificuldades em conseguir a habilitação, suas tentativas de bancar o cupido ou a fada madrinha, transformando o visual e alguns hábitos da novata Tai (Britanny Murphy). Porém, ao contrário da Emma, Cher tenta se envolver em relacionamentos e assim como ela, não percebe que o amor pode estar mais próximo do que imagina.
A maioria de nós tivemos o primeiro contato com o filme ainda na infância, quando nem sabíamos quem era Jane Austen e ter um guarda roupa como o da Cher era um sonho de consumo, apesar das ressalvas quanto a moda na época. A trilha sonora, composta por bandas influentes no início dos anos 1990, como Aerosmith, também foi elogiada. O filme foi considerado muito divertido e Josh (Paul Rudd), versão do Knightley no filme, arrancou muitos suspiros.

  • Título Original: Clueless
  • Título no Brasil: As Patricinhas de Beverly Hills
  • Direção: Amy Heckerling
  • Classificação: 12 anos
  • Duração: 97 min
  • Lançamento: 1995