segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Especial Distopias: Jogos Vorazes



'JOGOS VORAZES': Numa nação chamada Panem, jovens de 12 a 18 anos são selecionados para lutar até a morte nos chamados Jogos vorazes. Katniss Everdeen se oferece para lutar no lugar da irmã, escolhida para o programa. Vinda do empobrecido Distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Até onde ela estará disposta a ir para ser vitoriosa? EM CHAMAS Depois de ganhar a brutal competição conhecida como Jogos vorazes, Katniss retorna ao seu distrito, torcendo por um futuro pacífico. Mas rumores sobre uma rebelião contra a Capital a colocam no centro de um novo conflito. A ESPERANÇA Depois de sobreviver aos jogos por duas vezes, Katniss tentará se encontrar no papel de símbolo de uma revolução, enquanto luta para proteger sua mãe e sua irmã no meio de uma guerra.


A trilogia jogos vorazes com 3 adaptações para o cinema( Jogos Vorazes 2012, Em chamas 2013, A Esperança parte 1 2014, A Esperança o final 2015), sendo a esperança dividida em duas partes com a última chegando aos cinemas nessa quarta feira(18/11/2015) , conquistou milhões de pessoas de diversas idades e lugares do mundo inteiro desde seu lançamento.
A trilogia que se passa no futuro pós o fim da América do Norte nos traz a história de Katniss Everdeen, voluntária para os jogos vorazes com objetivo de proteger sua irmã mais nova Prim. A história conta sua luta pela sobrevivência em uma competição em que é vencer ou morrer; o amor fez com que Katniss e Peeta Mellark saíssem com vida na 1a vez em que participaram de uma edição dos jogos.
Enquanto as pessoas na capital comemoram a vitória do casal, as pessoas nos distritos veem na atitude dos dois uma ponta de esperança para mudar a realidade pobre em que a maioria dos distritos vivem, fazendo com que todos os anos seus jovens sejam enviados  para os jogos vorazes, reforçando assim a autoridade e o domínio da capital.
A história nos mostra que mesmo em momentos difíceis ou na perda de alguém querido não podemos perder a esperança, que é preciso lutar para mudar a realidade atual e para que outras pessoas tenham um futuro em meio a uma guerra, a mesma faz o leitor pensar sobre a humanidade e nos rumos que ela está tomando...também faz pensar sobre certas atitudes que parecem simples, mas que aos personagens são negadas, resultando numa reflexão de suas  próprias atitudes e decisões tomadas diariamente. E analisando os noticiários que vemos todos os dias sobre guerras em vários lugares, será que a história do livro está em um futuro muito distante?




Título Original: The Hunger Games
Título no Brasil: Jogos Vorazes
Autor: Suzanne Collins
Editora: Rocco
Tradução: Alexandre D'Elia
Ano: 2010