quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Livros que Mudaram Minha Vida [Mih]

Hoje vamos começar uma nova série de postagens, pra vocês conhecerem um pouco melhor as Garotas de Pemberley. A série vai trazer postagens de cada uma das Garotas falando sobre os livros que mais marcaram nossas vidas e o porquê. Começando por mim!
Aos 13 anos fui iniciada na vida de leitora. E como o primeiro é inesquecível, Pedro Bandeira marcou minha vida. A Droga da Obediência foi o primeiro livro extra curricular que li, e me marcou bastante, não apenas por ter sido o primeiro, mas pelas histórias. O grupo de adolescentes que se aventura por investigações também tem seus problemas entre si: brigas, disputas, discussões com pais e professores, notas baixas, definições de prioridade... tudo o que era também minha vivência aos 13 anos. Jamais vou esquecer as noites que passei em claro lendo as aventuras narradas por Pedro Bandeira [engoli A Droga do Amor em uma noite!]. Minha vida nunca mais foi a mesma!

Outro livro que me marcou profundamente foi o clássico universalmente conhecido de Jane Austen, Orgulho e Preconceito. Ao descobrir a história pelo filme fiquei fascinada, depois descobri que era baseado em um livro, e o busquei desesperadamente. O ebook continua no meu celular, e devido a isso, já o li aproximadamente 10 vezes. [O.O] Não estou exagerando, é a mais pura verdade. Foi o primeiro livro da Literatura Clássica que li, o primeiro livro épico, o primeiro romance sério. [Já deu pra perceber que eu tenho algo com meus primeiros, né?] Foi o propulsor da minha paixão por Jane, o que mudou completamente minha vida. Se não fosse por esse livro eu não estaria aqui hoje!

E o que dizer de C.S. Lewis? Por último, mas não menos importante [não mesmo], As Crônicas de Nárnia ocupa uma posição bastante categórica na lista "livros que me fizeram ser o que eu sou". Um livro que me fez forte, grande, observadora, otimista, me ensinou a ser mais perspicaz, mais crítica. E o grande ensinamento: Independente de onde eu esteja, nunca devo esquecer de onde vim e quem sou. Não consigo definir o que é Aslam para mim de tão intenso que é... posso apenas sentir. Esse livro foi a tentativa de um teólogo de ensinar Deus para as crianças, e Lewis não poderia ter sido mais bem sucedido.

♥ ♥ ♥

A grande verdade que aprendi com o decorrer dos anos é que tudo exerce algum tipo de influência em nossa vida. A lista de livros que mudaram a minha vida não terminaria aqui. Há muitos outros livros que me influenciaram de alguma maneira, mas citei apenas os mais importantes. Os livros se tornaram uma fonte de energia para mim. Um lugar onde posso me esconder e ao mesmo tempo estar descoberta e livre. Cada livro que eu abro, cada mundo que descubro, cada personagem que conheço, cada palavra que leio me acrescentam uma infinidade de sonhos e de inspirações que me dão mais força para o dia a dia. Há 10 anos posso dizer que não vivo mais sem um livro na bolsa!