sábado, 30 de janeiro de 2016

Clube do Livro - "Lost in Austen" e "O Jardim Secreto"

          No mês de janeiro, o debate do nosso clube do livro, escolhido pela Maria Cláudia, foram sobre o livro O Jardim Secreto, da escritora inglesa Frances Hodgson Burnett, e a minissérie britânica Lost in Austen, que foi ao ar no ano de 2008. Confiram o resultado do debate.

O Jardim Secreto, Francis Hodge Burnes



Sinopse: Clássico da literatura inglesa, "O jardim secreto "conta a história de duas crianças solitárias que decidem restaurar um jardim proibido, cujo mistério remete a um acidente ocorrido anos atrás. A amizade improvável entre os dois personagens funciona como uma metáfora para a descoberta do mundo e para o autoconhecimento. Escrito em 1911, o livro já inspirou diversas montagens no teatro e três filmes — entre eles, o longa americano homônimo de 1993, dirigido pela polonesa Agnieszka Holland, vencedor do prêmio Bafta.

Leitura com gostinho de nostalgia. A história já era conhecida, uma vez que o filme marcou a infância de muitas das GDPs. A história da amizade entre essas crianças é muito fofa, e apresenta lições importantes, como a importância da socialização desde a infância, do contato com o meio ambiente e a valorização do modo de vida mais simples. Um trecho destacado foi: “ Onde se cultiva uma rosa, um cardo não pode nascer”, aplicado tanto ao contexto da jardinagem, quanto para as relações humanas. O jardim floresce à medida que as crianças da mansão se transformam.

Lost in Austen


Sinopse: Amanda Price está cansada do mundo moderno. Ela anseia pelo romance e elegância encontrados nos livros da sua autora favorita, Jane Austen. Mas ela está prestes a ter uma surpresa, quando em uma noite fatídica, ela é impelida para o mundo do século 19 de Orgulho e Preconceito, enquanto Elizabeth Bennet é arremessado para o dela. Com o desenrolar da trama familiar, Amanda desencadeia novas reviravoltas românticas e tornase parte do círculo familiar dos Bennet, enquanto, desajeitadamente, ela tenta ajudar as irmãs a arrumarem maridos e ainda cativa o tentador Mr. Darcy para si mesma. Mas, e Elizabeth? O que será de uma das maiores histórias de amor do mundo?


Orgulho e Preconceito é um romance, por isso, o tom cômico da minissérie foi a primeira coisa a chamar atenção. Ao contrário do filme de 2005, o elenco não é muito atraente. A minissérie foi bem recebida bem recebida pela crítica inglesa na época do lançamento, porém, as mudanças quanto a história do livro e a caracterização dos personagens, bem como o resultado da interferência no destino dos personagens, promovida pela Amanda, que não fez muito sucesso entre nós, causou estranhamento entre alguns dos membros do grupo. O consenso é que a minissérie é divertida, e cumpre o seu papel como passatempo.




Nosso próximo debate será sobre o livro Morte em Pemberley, da P.D. James, e a minissérie Norte e Sul, baseada no livro de Elizabeth Gaskell.