quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

O livro das Coisas Perdidas


por Thais Sarmento


Título Original: The Book of Lost Things

Título no Brasil: O livro das coisas perdidas.
Autor: John Connolly
Editora: Bertrand Brasil

Tradução: Cecilia Prada
Páginas:363


       Um dia uma amiga me indicou um livro com uma capa bonita e me disse que eu precisava ler, pois esse livro iria me surpreender muito. E ela estava absolutamente certa!
       Em O livro das coisas perdidas o autor John Connolly nos introduz na história protagonista, David, um menino atormentado por toda a situação dramática que ele está vivendo, de início com a doença que causa a morte de sua mãe, mesmo depois de todas as suas tentativas para salva-la, a adaptação ao novo casamento de seu pai e ao ciúmes causados pela chegada do novo irmãozinho pontuados pela frustração e pelo desencadear do seu TOC, fazendo com que o personagem se isole no mundo dos livros.
       A narrativa surpreende muito, te prendendo logo nos primeiros capítulos, onde já ficamos ligados ao pequeno David, em uma relação de empatia e compreensão.
"Nem mesmo os rituais que repetia incessantemente haviam sido suficientes para mante la viva. Mais tarde, ficaria se perguntando se, por acaso, deixara de executa-los de maneira apropriada, se por acaso, havia contado mal na manhã daquele dia ou se deixara de acrescentar alguma ação às demais e então teria podido modificar as coisas. Agora não importava mais. Ela se fora." (Pg 13.)
FONTE: lanaestante.wordpress.com
       O enredo do livro muda de forma impressionante quando elementos fantásticos entram em cena, Connolly recria de forma brilhante e muito original o mundo dos contos de fadas tão conhecidos pelos leitores. De forma instigante, utilizando desde de criações próprias até a recriações de personagens famosos como Branca de neve, Bela adormecida, João e Maria o autor desenvolve a história de forma fluida e objetiva, mas se engana o leitor que pensa que esse é um simples livro de contos de fadas, pois a narrativa aborda de forma muito madura temas como solidão, perda, raiva e amadurecimento. Dando ao livro um aspecto adulto, dando aos contos de fadas um aspecto sinistro e aterrorizador.
       A leitura do Livro das Coisas Perdidas te instiga a se identificar com o situação em que David está vivendo, um menino perdido e magoado que está em um mundo totalmente diferente e tendo que se virar sozinho, ele se defronta com seus próprios medos e inseguranças.
       Ao fazer isso, acabamos criando um vínculo com o protagonista, afinal, é inevitável que nos coloquemos no lugar dele. Isso faz com que a gente pense no que faríamos caso estivéssemos em tal situação e o autor utiliza de artifícios para incentivar isso, o que acaba agregando ainda mais valor a obra, sem contar que faz com que o protagonista tenha um crescimento visível ao longo do enredo.
       John connolly criou um mundo tão bem elaborado, que qualquer leitor que goste de fantasia vai mergulhar nele e querer cada vez mais, recomendo com todas as honras O livro das coisas perdidas para leitores que estão a procura de uma fantasia do mais alto nível com a capacidade de te prender e surpreender do início ao fim.