segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

Uma longa jornada

Título: Uma Longa Jornada.
Título original: The Longest Ride.
Autor(a): Nicholas Sparks.
Editora: Arqueiro.
Nº de páginas: 368.


Sinopse: Aos 91 anos, com problemas de saúde e sozinho no mundo, Ira Levinson sofre um terrível acidente de carro. Enquanto luta para se manter consciente, a imagem de Ruth, sua amada esposa que morreu há nove anos, surge diante dele. Mesmo sabendo que é impossível que ela esteja ali, Ira se agarra a isso e relembra diversos momentos de sua longa vida em comum: o dia em que se conheceram, o casamento, o amor dela pela arte, os dias sombrios da Segunda Guerra Mundial e seus efeitos sobre eles e suas famílias.

Perto dali, Sophia Danko, uma jovem estudante de história da arte, acompanha a melhor amiga a um rodeio. Lá, é assediada pelo ex-namorado e acaba sendo salva por Luke Collins, o caubói que acabou de vencer a competição.Ele e Sophia começam a conversar e logo percebem como é fácil estarem juntos. Luke é completamente diferente dos rapazes privilegiados da faculdade. Ele não mede esforços para ajudar a mãe e salvar a fazenda da família. Aos poucos, Sophia começa a descobrir um novo mundo e percebe que Luke talvez tenha o poder de reescrever o futuro que ela havia planejado. Isso se o terrível segredo que ele guarda não puser tudo a perder.Ira e Ruth. Luke e Sophia. Dois casais de gerações diferentes que o destino cuidará de unir, mostrando que, para além do desespero, da dificuldade e da morte, a força do amor sempre nos guia nesta longa jornada que é a vida.

Resenha: A estória de Uma Longa Jornada não é muito diferente das muitas que Nicholas Sparks escreveu, porque realmente todos os livros parecem seguir a mesma linha romântica e previsível. Mas quem gosta sabe que cada um tem sua singularidade.
Em Uma longa jornada a história é dividida entre dois casais. Ira Levingson que é um senhor de 91 anos que sofreu um acidente, e agora está no meio do nada esperando que alguém apareça para lhe ajudar antes que o frio e os ferimentos o matem. Nesse meio tempo a única coisa que lhe mantém vivo e lutando é a lembrança da esposa, Ruth, a mulher que ele amou a vida inteira. A conversa dos dois nos leva através de sua história de vida, lembranças e de momentos de felicidade e tristeza.
Do outro lado temos Sophia, uma garota que está terminando a faculdade de história da arte e que terminou um namoro longo com um rapaz que apesar de não se importar em traí-la, também não aceita de forma alguma o final do namoro e agora a segue por todo o lado. Também temos Luke, um peão de rodeios que após um acidente resolve voltar a montar.
Os personagens cativam, a forma de escrita simples instiga, e as aparentes estórias ‘comuns’ não são inovadoras, embora mostrem-se totalmente reais. Fato é que realmente o livro não traz nada de inovador até as estórias realmente se entrelaçarem (que só vai acontecer quase no fim do livro). Porém, o mais legal é realmente essa atmosfera conhecida que nos dá conforto na leitura.

É impossível não ser levado pelos flashes que Ira tem da sua vida com Ruth. Eles compartilharam uma história de amor tão pura, linda e sincera. Conhecemos o amor pela arte da Ruth; o tímido e nada corajoso Ira; as implicações causadas pela guerra e tudo que eles viveram.

E então esse casal do século XXI. Sophia e Luke. Duas pessoas que acreditam no amor e que encontram – um no outro – a fortaleza que precisam. Os diálogos muito bem construídos, o texto detalhadamente bem escrito. Os dois são de mundos totalmente diferentes, mas conseguem encontrar um eixo para a relação manter-se em equilíbrio.

Outra coisa que nos mantém lendo é o final, é sabido que o Tio Nick não é muito fã de um final feliz, então toda vez que me deparo com um livro dele me preparo para chorar. 
Eu achei o final desse livro muito bom, mas sou suspeita porque adoro o Nicholas Sparks!