quarta-feira, 2 de março de 2016

Antes do Baile Verde



Título original: Pomba enamorada ou uma história de amor e outros contos escolhidos
Autora: Lygia Fagundes Telles
Páginas: 168






Lygia Fagundes Telles é uma escritora contemporânea brasileira. Com a publicação de Antes do baile verde, ela se tornou uma contista de grande expressividade do século XX. Seus contos são ambientados principalmente nos anos 50, e também no período que abrange a ditadura militar. Essa autora trabalha as emoções com a força da palavra, e sua obra tem como temas as misérias humanas, angústias, e também enfatizam a violência nas relações sociais mais próximas: amorosas e familiares.

Esses temas são facilmente encontrados no conto Antes do baile verde. A protagonista, Tatisa, prepara sua fantasia de carnaval com a ajuda de sua empregada, chamada de Lu. Tatisa está super ansiosa, arrumando-se para ir ao baile verde. Tudo era verde. Sua fantasia, suas unhas, sua maquiagem. Ela se encontraria com o namorado, que viria fantasiado de pierrô verde.


As preocupações da empregada giram em torno do namorado Raimundo, que a estava esperando na esquina, e não gostava de esperar muito. Os dois iriam a um desfile de carnaval. Lyia surpreende nessa parte, pois retrata os maus tratos sofridos pelas mulheres, quando Lu relata que poderia até apanhar do namorado por tê-lo deixado esperando tanto.

Toda essa arrumação seria simples, se não fosse pelo fato de o pai de Tatisa estar, provavelmente, vivendo suas últimas horas de vida no quarto ao lado. Lu tenta prevenir Tatisa que essa pode ser a última noite de seu pai. Nisso consiste toda a angústia da personagem. Ela não vai nem mesmo verificar se o pai ainda está vivo, pois não consegue conceber o fato de perder o baile, e pensa que ele já viveu tanto e aguentará mais uma noite.

Como sabemos, contos são narrativas curtas, com poucas personagens e apenas um conflito. Lygia sabe como ninguém envolver o leitor em poucas páginas. Seus contos são intrigantes, e o leitor fica ansioso para saber o que ocorrerá no final de cada conto.




Não foi sem motivos que Lygia foi indicada pela União Brasileira de Escritores (UBE) Telles para o Prêmio Nobel de Literatura. Nunca antes uma brasileira tinha sido indicada para receber esse prêmio. “Lygia é a maior escritora brasileira viva e a qualidade de sua produção literária é inquestionável”, diz o presidente da entidade, Durval de Noronha Goyos, em comunicado à imprensa. A escritora paulista, que teve suas publicações traduzidas para várias línguas, já recebeu prêmios como Camões (2005) e Jabuti (1966 e 1974).