terça-feira, 19 de abril de 2016

Depois Daquela Viagem


Título: Depois Daquela Viagem
Autor: Valéria Piassa Polizzi
Editora: Ática
Nº de Páginas: 280
Origem: Nacional


O livro é uma auto-biografia da autora, ele foi lançado em 1999, quando ela estava com 23 anos, após a insistência dos amigos que pediam para que ela contasse sua história, seus sofrimentos, mas também suas vitórias.

Valéria Polizzi é uma jovem que conhece um rapaz lindo em uma viagem! Logo eles começam a namorar e a ter relações sexuais. O namoro era perfeito, mas esse clima de felicidade logo é substituído por violência e ciúmes, o que faz da vida de Valéria um inferno.
No princípio ela tenta esconder os acontecimentos de sua família, mas isso não dura muito. Valéria acaba sabendo pelos pais do rapaz que ele sempre teve esse tipo de atitude. Uma pessoa descompensada e violenta.
Valéria é uma moça de boa família, cheia de sonhos e planos, cheia de amigos! Mas dois anos depois, uma dor no estômago muda totalmente a vida da jovem. Ela descobre que aquela relação, sua primeira relação (e sem camisinha) lhe transmitiu o vírus HIV.
Como é de se esperar o mundo dela desmorona! Valéria e sua família precisam enfrentar uma maratona de médicos e novas descobertas. Ela precisa aprender a voltar a sonhar e a enfrentar os preconceitos, principalmente o dela mesma.


Li 'Depois Daquela Viagem' pela primeira vez quando eu estava entre a 6ª e 7ª série, nas aulas de português de uma professora maravilhosa, que conseguiu fazer a sala toda ler esse livro levando em todas as aulas algumas páginas para a gente ler. No começo eu não gostei muito, mas com a leitura percebi a mensagem de superação passada pela autora!

O livro narra a viagem de uma menina que se descobre com AIDS, em uma época (estando falando do final dos anos 80) em que não se sabia muito sobre essa doença e sobre os seus desdobramentos. Valéria nos mostra como é possível conviver com essa realidade e encontrar uma forma de superar os problemas.


A autora divide sua história com os leitores de maneira bem direta e nos faz repensar certas atitudes e pensamentos! 'Depois Daquela Viagem' é uma verdeira lição de vida, alegre e triste: recomendo!