quinta-feira, 4 de agosto de 2016

BEDA #4 [RESENHA] - Como Eu Era Antes de Você (filme)

Olá leitores de Pemberley! Vocês sabem que dia é hoje? "Claro que sim, Michelle. 04 de agosto". E vocês sabem quem está apagando as velinhas hoje? Não, não estou falando do seu tio, nem do cachorro da sua irmã, nem do primo do seu vizinho. A aniversariante do dia é Jojo Moyes! [aplausos, assobios, gritos, confetes] E coincidentemente [sim, foi coincidência], hoje eu vim falar mais um pouquinho da sua obra prima, Como Eu Era Antes de Você.
        Vocês devem estar pensando "Mas Michelle, a gente já sabe que vocês leram o livro Como Eu Era Antes de Você no Clube do Livro." Muito bem, fizeram o dever de casa e acompanharam o blog. Sabem também que amamos a leitura, e que foi um livro que mudou a vida de algumas de nós, inclusive a minha. No entanto, não estou aqui para falar do livro...
       Ao contrário da criação literária de Jojo Moyes, a criação cinematográfica não teria o poder de mudar a minha vida. A pergunta que fica é: mas se a ideia da segunda era adaptar a primeira, como a impressão de uma obra pode ser então diferente da outra? Vocês são leitores perspicazes, sempre fazem boas perguntas! Bem, vou explicar por partes.

Bom, em primeiro lugar gostaria de falar do elenco. Se eu pudesse classificar alguns pontos do filme, o melhor prêmio iria para esses atores incríveis! Sam interpretou um Will exatamente como eu o imaginava: Um homem cheio de energia que viu sua vida e seus sonhos escorrerem por seus dedos feito areia, o que o tornou amargurado, revoltado, triste. Emilia interpretou uma Louisa perfeitamente acomodada com a vida, sem perspectivas de crescimento, sem auto estima, mas com muita vida. Uma garota feliz apesar de tudo. 5 estrelas pra esses dois. 
Outro ponto que merece elogio é o cenário. Conseguiram trazer para a tela exatamente o que Jojo trouxe no livro. A casa, o castelo, os jardins, o local do casamento, o Dignitas. O que mostra uma preocupação por parte da produção por uma adaptação adequada. 5 estrelas!
E o que dizer da trilha sonora maravilhosa que embalou nossos sentimentos? Ed Sheeran, Imagine Dragons, entre outros músicos e bandas espetaculares, deram um toque mais do que especial ao filme. Mais 5 estrelas com certeza!

O filme, no geral, foi muito bom, a história muito bem interpretada, e ficou bem fechadinho, apesar de todos os cortes - afinal estamos falando de resumir 300 páginas em 1h50'. No entanto preciso ressaltar algumas coisas.
No aspecto Lou, alguém que não leu o livro, sabe por que ela se veste daquela forma? Ou sabe por que ela perdeu as perspectivas? Não, ela não foi sempre assim. Existe uma cena - para quem leu, capítulo 12! - que serviria perfeitamente para explicar isso. No entanto, a produção achou por bem deixar essa cena de fora. Para o filme por si só pode até ser considerado um plot desnecessário, mas sabendo que a ideia era adaptar o livro e passar uma ideia de quem era a Lou antes do Will, acho que foi um furo. Se você assistiu ao filme com o conhecimento prévio da leitura pode ate não ter sentido, mas pra quem não leu fez total diferença.
       Outro detalhe negativo que reparei foi no relacionamento dos pais do Will, que não era harmônico, nem amoroso. Na verdade eles estavam apenas adiando o divórcio, aumentando o desconforto de Will que sabe que o que os prende é a condição dele, e isso fica mais do que claro no livro. Outro furo, produção. [Se você quer saber mais sobre isso, vá ao capítulo 21. Não vou te dar isso de bandeja.]
       Existe um personagem no livro que não aparece no filme. Ritchie [pág 185 para quem não se lembra]. Trata-se de um tetraplégico que o tempo todo ajuda Lou. Eles se falam pela internet, num fórum/sala de bate papo, e é através dele que Lou começa a aprender a lidar com Will. É ele quem da idéias sobre o que fazer, onde ir, e da a ela um vislumbre do que se passa na cabeça de Will, coisa que sozinha Lou jamais conseguiria. Pra mim esse cara foi de suma importância para a história, contudo nem citado no filme ele foi. Jojo encontrou uma forma de mostrar o que pensa com respeito a tetraplegia no livro, de maneira a tornar mais especial a vida do ser humano, mesmo com a deficiência, mas no filme decidiu não levar isso em consideração. Senti muito a falta dele. Quem não leu não sentiu, o que mostra mais uma vez que para o filme em si o personagem foi "desnecessário", mas pra adaptação não. 

Bom, não tenho mais em quê me alongar em aspectos negativos do filme. Por si só o filme foi muito bom, recomendo pra todo amante de um bom romance chorável [sim, acabei de inventar essa palavra!]. Mas como Adaptação, a mim deixou um pouco a desejar. Enfim, espero que vocês assistam, e quem já assistiu, que tenha gostado, e que não brigue comigo, essas são apenas as minhas humildes percepções.

FICHA TÉCNICA
Nome Original: Me Before You
Ano de Lançamento: 2016
Diretora: Thea Sharrock
Gênero: Drama/Romance
Adaptação de: Como Eu Era Antes de Você