domingo, 7 de agosto de 2016

BEDA #7 - Menos de uma hora no mundo de Jane Austen...Vantagem ou desvantagem?



Título Original: Jack & Alice
Título no Brasil: Jack & Alice
Autora: Jane Austen
Tradução: Christine Röhrig
Editora: Martins Fontes
Páginas: 72

Sinopse: Em Pammydiddle, um baile de máscaras rendeu comentários. A sociedade da região, principalmente a sociedade feminina, não pôde deixar de lado a presença singular de Charles Adams. Entre uma taça de vinho e outra, a história de Alice é contada a partir de suas conversas e confissões com Lady Williams, e o leitor poderá entrar nesse salão de visitas para conhecer mais alguns dos personagens peculiares de Austen

Não é novidade que nós, as garotas de Pemberley, somos fãs incondicionais da diva que todo romancista quer copiar, Jane Austen. Jane Austen sempre nos submerge em um mundo que queremos visitar e revisitar, que queremos passar horas e horas, dias e dias.... E descobrir mais um livro dela é uma benção a ser comemorada. Então consegue entender o porquê da minha indecisão quanto a ler algo escrito por ela em menos ou algo próximo de uma hora?!
Acho bom começar a falar do livro não é mesmo?Começamos pelo nome? Jack & Alice trás uma história leve, encantadora e super curtinha que nos apresenta a aldeia de Pammyddidle e seus moradores super caricaturais que nos dá uma pequena mostra dos personagens tão marcantes que Austen viria a criar. O livro foi escrito por uma jovem versão de Jane Austen,somos capazes de conhecer uma aspirante a escritora que tinha uma visão incrível do mundo ao seu redor e dos habitantes dele.

 A história é uma delícia assim como todos os livros da Jane e nos apresenta uma imagem nova e diferente da autora. Somos capazes de ler e conhecer uma Jane Austen brilhante, irônica, observadora e que ainda estava em fase de refinamento. Ao longo da história vemos algumas falhas que foram sendo aperfeiçoadas nos seus livros seguintes e percebemos traços de alguns dos personagens mais marcantes que ela criaria em seus livros futuros. Além disso, se lermos os livros em ordem cronológica somos capazes de “ver” e quase “acompanhar” o crescimento e a transformação de uma menina, sétima filha do reverendo George Austen e Cassandra Leigh em Jane Austen a autora que conquista corações ao longo das décadas.
Agora uma palavrinha sobre a edição super fofa da Martins Fontes: a editora está de parabéns! Merece aplausos de pé, e-mails agradecendo a delicadeza e carinho que a editora teve com essa obra, além disso as ilustrações feitas por Andrea Joseph são um complemento maravilhoso transformando a edição em algo delicado e com um maravilhoso "cheiro" e "gosto" da Jane.


Bem, por hoje é só pessoal!
Deborah Mello