domingo, 28 de agosto de 2016

BEDA #28 - [Resenha] Noiva e Preconceito


Sinopse: Na cidade de Amritsar, na Índia, a sra. Bakshi (Nadira Babbar) luta para encontrar bons partidos para suas quatro lindas filhas. Porém tudo vai por água abaixo quando Lalita (Aishwarya Rai), a segunda mais velha, decide escolher seu noivo. Do encontro com o magnata americano William Darcy (Martin Henderson) surge uma relação de amor e ódio. Lalita fica furiosa com o preconceito e a falta de respeito que William demonstra em relação à Índia, enquanto ele fica exasperado com as reclamações da moça, que o considera um americano mimado. Em meio a tantos atritos, nasce uma atração irresistível. 


Noiva e Preconceito é a versão bollywoodiana de Orgulho e Preconceito. O filme é estrelado por Aishwarya Rai, uma das maiores estrelas do cinema indiano, e o ator neozelandês Martin Henderson (Grey's Anatomy). Além disso, temos no elenco Naveen Andrews (Lost e Sense 8) como Balraj - Bingley e Alexis Bledel (nossa eterna Rory Gilmore) como Georgie Darcy. De maneira geral, o filme é fiel aos principais pontos da narrativa de Orgulho e Preconceito, incorporando adaptações relacionadas a cultura indiana e a sociedade no século XXI. Como é comum em filmes de Bollywood, há muita música e dança, como um musical. 

No filme, a tensão entre Lalita e Darcy gira em torno do preconceito que o Darcy tem em relação a certos aspectos da cultura indiana, o que deixa a mocinha bem ofendida. Outro ponto importante é forma como os personagens foram caracterizados. Ela tende a caricatura em alguns casos, como o Mr. Kholi, que é bem inconveniente no filme. Além da Índia, o filme tem locações em Londres e na Califórnia. 

O filme está disponível no catálogo do Netflix e vale a pena ser visto tanto pela diversão proporcionada, uma vez que algumas passagens são bens engraçadas, pela paisagem indiana, pelas músicas e pela percepção de como a narrativa da Austen dialoga com diferentes culturas e permanece atual.



FICHA TÉCNICA

Nome Original: Bride and Prejudice
Ano de Lançamento: 2004
Diretora: Gurinder Chada
Gênero: Comédia/Musical/Romance/Drama
Duração: 112 min