quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Claros Sinais de Loucura

Título Original: Sure Signs of Crazy
Título no Brasil: Claros Sinais de Loucura
Autora:Karen Harrington
Tradução:Edmundo Barreiros
Editora:Intrínseca
Páginas: 254
Sinopse:
Você nunca conheceu ninguém como Sarah Nelson. Enquanto a maioria dos amigos adora Harry Potter, ela passa o tempo escrevendo cartas para Atticus Finch, o advogado de O sol é para todos. Coleciona palavras-problema em um diário, tem uma planta como melhor amiga e vive tentando achar em si mesma sinais de que está ficando louca. Não é à toa: a mãe tentou afogá-la e ao irmão quando eles tinham apenas dois anos, e desde então mora em uma instituição psiquiátrica. O pai, professor, tornou-se alcoólatra.
Fugindo da notoriedade do crime, ele e Sarah já se mudaram de diversas cidades, e a menina jamais se sentiu em casa em nenhuma delas. Com a chegada do verão em que completa doze anos, ela está cada vez mais apreensiva. Sente falta de um pai mais presente e das experiências que não viveu com a mãe, já se acha grande demais para passar as férias na casa dos avós, está preocupada com a árvore genealógica que fará na escola e ansiosa pelo primeiro beijo de língua que ainda não aconteceu.
Mas a vida não pode ser só de preocupações, e, entre uma descoberta e outra, Sarah vai perceber que seu verão tem tudo para ser muito mais. Bem como seu futuro.

--x--

Sarah Uma pré-adolescente que vive procurando sinais de loucura nela mesma, o motivo sua mãe que vive em um hospital psiquiátrico desde matar um filho ( o irmão gêmeo de Sarah) e de tentar matar a própria Sarah com apenas dois anos. Seu pai, um alcoólatra, não ajuda muito a jovem protagonista a superar seus traumas e receios da idade, e no caso de Sarah esses medos são muito maiores do que o normal. Ela e o pai vivem se mudando em uma tentativa de fugir da repercussão que o caso de assassinato na família ainda tinha e por esse motivo Sarah não tinha nenhum outro amigo além da sua planta.

Com um enredo envolvente e bem incomum, nos envolvemos com a história da jovem Sarah que no verão do seu aniversario de 12 anos se vê com mais problemas do que qualquer outra garota de sua idade. O temido trabalho sobre sua árvore genealogia, o primeiro beijo, a falta de amigos, as férias na casa dos avós, as palavras problemas- que ela anota no diário para evitar usá-las novamente- e seus sinais de loucura são alguns dos problemas que Sarah narra de uma forma muito divertida.

O livro possui uma leitura super fácil e gostosa, mas nem por isso sua história é simples e massante , muito pelo contrario, ela é bem complexa e detalhada. A vida de Sarah, apesar de ser bem diferente da vivida por muitas jovens de sua idade, mostra muito claramente os medos e inseguranças que vivemos nessa transição da vida de criança para a adolescência.

Um ponto que amei no livro é as cartas que a personagem escreve para Atticus Finch, personagem do clássico O sol é para todos, onde ela conta sua história e seus problemas para ele de uma forma muito divertida e bem humorada. Também não posso deixar de citar as palavras problemas que Sarah se vê obrigada a buscar seus significados, que foi algo que me fez amar ainda mais o livro, pois quantas vezes usamos palavras sem sabermos seus verdadeiros significados de origem? E na vida de Sarah isso pode se tornar um grande problema.


Karen Harrington conseguiu criar uma narrativa leve, divertida e muito gostosa de ler. Eu amei cada página do livro e me diverti muito e também fiquei comovida com as tragedias da vida da pequena e louca Sarah.  Recomendo muito esse livro.