sábado, 21 de janeiro de 2017

[RESENHA] Segredos de uma noite de Verão - Lisa Kleypas

Sinopse

Apesar de sua beleza e de seus modos encantadores, Annabelle Peyton nunca foi tirada para dançar nos eventos da sociedade londrina. Como qualquer moça de sua idade, ela mantém as esperanças de encontrar alguém, mas, sem um dote para oferecer e vendo a família em situação difícil, amor é um luxo ao qual não pode se dar.

Certa noite, em um dos bailes da temporada, conhece outras três moças também cansadas de ver o tempo passar sem ninguém para dividir sua vida. Juntas, as quatro dão início a um plano: usar todo o seu charme e sua astúcia feminina para encontrar um marido para cada, começando por Annabelle.

No entanto, o admirador mais intrigante e persistente de Annabelle, o rico e poderoso Simon Hunt, não parece ter interesse em levá-la ao altar – apenas a prazeres irresistíveis em seu quarto. A jovem está decidida a rejeitar essa proposta, só que é cada vez mais difícil resistir à sedução do rapaz.

As amigas se esforçam para encontrar um pretendente mais apropriado para ela. Mas a tarefa se complica depois que, numa noite de verão, Annabelle se entrega aos beijos tentadores de Simon... e descobre que o amor é um jogo perigoso.

A História

Annabelle pertence a uma família que caiu em extrema pobreza após a morte de seu pai. Com um irmão mais novo na escola, ela e a mãe vêem apenas uma alternativa para sua situação: Encontrar um marido rico! Não seria difícil, visto que Annabelle é linda, educada, de modos refinados. Mas a ausência de um dote dificultou sua situação, deixando-a nos cantos dos salões durante 3 temporadas, sem um pretendente sequer.

Quer dizer, pretendente tinha, mas não para casar. Por ser muito bonita, a jovem atraía a atenção de qualquer homem que estivesse num raio de 50 metros, mas nenhum desses com intenções honrosas. Todos aguardavam pacientemente até que a situação de sua família - conhecida por todos - chegasse a um ponto insuportável que a forçasse a se tornar a amante de um deles. Mas seu orgulho não permitia que Annabelle sequer cogitasse essa hipótese.

De todos os homens que a importunavam com olhares maliciosos e nenhuma boa intenção, o que mais a irritava era Simon Hunt, filho de um açougueiro que enriqueceu no comércio e setor financeiro. Apesar de sua condição financeira, Annabelle sequer pensava na hipótese de deixá-lo se aproximar, desde um certo episódio anos antes, quando Simon havia roubado um beijo de Annabelle, episódio que ambos tentavam esquecer, mas que se tornou impossível. 

Quando, num baile, Annabelle conhece outras 3 jovens em uma situação igual a sua, Lillian, Daisy e Evie, as 4 moças, auto-intituladas “Flores Secas”, começam a traçar planos para fisgar um solteirão da nobreza, a começar por Annabelle, e a situação nada favorável faz nascer uma amizade forte e inabalável. Usando da influência de umas e dinheiro de outras, acabam por serem convidadas para um evento grandioso na casa de campo do Conde Westcliff, juntamente com as pessoas mais influentes da sociedade londrina. E é nesse evento que, juntas, pretendem conseguir um pretendente para Annabelle, nem que para isso precisem armar uma armadilha!

Tudo teria dado certo, se não fosse a presença insistente de Simon Hunt no mesmo evento, tornando cada vez mais difícil para Annabelle resistir à sua sedução. E tudo vai por água abaixo numa noite de verão, quando a jovem por fim se entrega aos beijos de Simon, acabando de vez com suas barreiras. A união dos dois, que inicialmente era vista com desgosto, torna-se vantajosa para todos os lados, inclusive para as Flores Secas, visto que Simon é um dos melhores amigos de Westcliff - o que garantirá muitos outros convites para as outras 3 solteironas. 

Os Personagens

Nesse primeiro livro da série somos apresentados às 4 Flores Secas que protagonizarão os livros da Série As Quatro Estações do Amor. A primeira, Annabelle Hunt, é uma jovem muito bonita, educada, forte, que, forçada pelas situações da vida, deixou de ser sonhadora. Seu único e final objetivo é conseguir um marido rico e nobre para tirar sua família da pobreza e garantir os estudos de seu irmão, Jeremy. Pertencentes à classe média, são dados a ignorar e menosprezar as classes inferiores, como os trabalhadores e comerciantes.

Simon Hunt, diferente de Annabelle, veio de uma família de comerciantes. De pai Açougueiro, foi acostumado a trabalhar desde cedo, mas descobriu um talento especial para lidar com dinheiro e investimentos, e muito jovem saiu de casa, conseguindo uma considerável fortuna. No entanto, suas raízes não permitem que muitas portas se abram para ele, que precisa usar a influência financeira para fazê-las se abrir. Por ser inteligente acima da média, tornou-se melhor amigo do Conde Westcliff, homem de grande influência em toda a Grã Bretanha, o que deixou sua posição ainda melhor. Culto, viajou por vários países à trabalho, conheceu muitas pessoas, das mais poderosas às mais humildes. Possui personalidade forte, é bastante orgulhoso, e consciente de que nada virá para si facilmente, e se ele quiser, vai ter que correr atrás. 

O casal é um daqueles que quem vê diz que não vai dar certo. Nenhum dos dois está acostumado a desistir, são obstinados, orgulhosos e persistentes, sabendo usar aquilo que de melhor têm. São discussões, flertes, indiretas, ciúmes, sedução, desejo, paixão… até o ponto onde nenhum dos dois consegue mais resistir. Um casal inteligente, apaixonado, que não deixa de arrancar suspiros!

A Leitura

Eu estava bem animada para começar a ler Segredos de uma noite de verão. Meu primeiro contato com Lisa Kleypas não poderia ter sido melhor. Ganhei no natal de presente no nosso amigo oculto, e já comecei a ler. Em 3 dias eu devorei o livro e já não via a hora de começar a ler os próximos. O livro me deixou empolgada, me envolveu de uma maneira muito gostosa.

Uma coisa bem legal dos livros da Lisa Kleypas é que ela não se atém somente ao romance dos protagonistas. Ela nos faz entrar na história dos personagens secundários também, deixando a leitura mais diversa. E o livro não acaba no casamento. Kleypas veio pra mostrar que não existe essa coisa de Felizes para Sempre, pois todo casal passa por problemas em seu casamento, o que não é diferente com Annabelle e Simon. Ainda tem muita história depois do “Sim”!

A Edição

A edição de Segredos de uma noite de verão é maravilhosa. A diagramação é simples, o tamanho das letras é o ideal, e a revisão está ótima: não encontrei erros ortográficos nem de sintaxe. Quanto a capa, é apaixonante! A Editora Arqueiro possui um capricho na hora de selecionar as capas dos romances de época, e essa, como sempre, está maravilhosa!

A Série

As Quatro Estações do Amor, da autora Lisa Kleypas, começou a ser publicada pela Editora Arqueiro em 2015, com mais dois volumes em 2016, e o último mais recente em 2017. Composta pelos títulos Segredos de uma noite de Verão, Era uma vez no Outono, Pecados no Inverno e Escândalos na Primavera, a série vem contando a história das Flores Secas, Annabelle, Lillian, Daisy e Evangeline, as quatro solteironas que se unem a fim de arranjar maridos, quando nasce uma forte amizade. 

Ah, e uma curiosidade interessante:
Apesar de ter sido lançada no Brasil depois, a história é atrelada aos acontecimentos dos Hathaways, mas as histórias se passam antes. Nos EUA, a série As Quatro Estações do Amor foi publicada antes dos Hathaways, portanto, é uma boa ideia começar pelo começo! Alguns personagens reaparecem na outra série, e isso me deixou louca pra ler - pois é, ainda não li!

Avaliação Geral

Simplesmente não tenho o que dizer de ruim! A história é incrível, sensível, profunda, intensa, me deixou nervosa, me fez querer entrar no livro e chacoalhar os personagens pelos ombros! Os personagens são marcantes, os cenários são impressionantes, e o contexto histórico foi mantido com louvor. A história é divertida, leve, com muito romance e pitadas de suspense. Consegue sair do lugar comum, trazendo várias surpresas deliciosas. Foi a porta de entrada pro meu mais novo vício: Lisa Kleypas. Super recomendo! 

Título no Brasil: Segredos de uma noite de Verão
Título Original: Secrets of a Summer Night
Série: As Quatro Estações do Amor
Volume: 1
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Tradução: Janaína Senna
Páginas: 288