sábado, 4 de fevereiro de 2017

[RESENHA] Era uma vez no outono - Lisa Kleypas

Sinopse

 A jovem e obstinada Lillian Bowman sai dos Estados Unidos em busca de um marido da aristocracia londrina. Contudo nenhum homem parece capaz de fazê-la perder a cabeça. Exceto, talvez, Marcus Marsden, o arrogante lorde Westcliff, que ela despreza mais do que a qualquer outra pessoa.

Marcus é o típico britânico reservado e controlado. Mas algo na audaciosa Lillian faz com que ele saia de si. Os dois simplesmente não conseguem parar de brigar.

Então, numa tarde de outono, um encontro inesperado faz Lillian perceber que, sob a fachada de austeridade, há o homem apaixonado com que sempre sonhou. Mas será que um conde vai desafiar as convenções sociais a ponto de propor casamento a uma moça tão inapropriada?


A História

Lillian é o contrário de qualquer dama da sociedade londrina. Americana, chegou à Londres sem ter noção da quantidade de regras de decoro que deveria seguir, e decidiu ignorá-las. Divertida, excêntrica, sorridente, e com uma língua afiada, A filha mais velha dos Bowman desafiava qualquer um que entrasse em seu caminho e ousasse repreendê-la. E, é claro, levava a irmã pelo mesmo caminho, mesmo sendo infinitamente mais ousada que a caçula. Seu objetivo: tornar-se membro da aristocracia inglesa. Só não sabia que seria tão difícil, mesmo ostentando um enorme dote.

De todos os aristocratas que tinha em mente, o último da lista era Westcliff. Prepotente, orgulhoso e preconceituoso, o Conde, pertencente a uma das linhagens mais antigas de toda a Grã Bretanha, tinha muito mais defeitos do que qualidades aos olhos de Lillian. E podemos dizer que era recíproco. Marcus tinha um olho clínico na hora de escolher suas companhias, e o único motivo de continuar a convidar as Bowmans para sua residência era que as irmãs eram as melhores amigas da atual esposa do seu melhor amigo. Simon Hunt casou-se recentemente com Annabelle, e não teve como negar o pedido da jovem, convidando Lillian para uma temporada em sua casa de campo.

Sempre envolvidos em discussões a respeito de comportamento e decoro, Marcus e Lillian tinham repulsa um ao outro. Lillian era arrogante, dominadora e manipuladora. O que Marcus não percebia era que essas eram as mesmas características que Lillian atribuía a ele mesmo. Mas parece que Lillian é exatamente do que Marcus precisa para deixar de ser tão duro e correto, e Marcus parece ser aquele que tem total capacidade de entrar em seu coração. Claro que nenhum dos dois vai deixar que isso aconteça facilmente.

Quando Lillian decide jogar uma partida de Rounders com os empregados de Westcliff e o conde chega inesperadamente, parece que tudo para, ate mesmo o ar fica inerte. Mas, surpreendendo a todos, Marcus joga junto deles, mostrando um lado seu que absolutamente ninguém conhecia, e essa partida deixa o casal muito próximo, despertando em ambos um desejo inexplicável, que acaba com as barreiras dos dois. Esse desejo, aos poucos, transforma-se em paixão, e agora cabe a Westcliff decidir se irá abrir mão de tudo o que sempre acreditou ser necessário para uma condessa, ou se abrirá mão de Lillian para casar-se com uma humilde donzela inglesa perfeitamente moldada para o cargo. Lillian também deve olhar para dentro do seu coração e decidir se Marcus será realmente o marido ideal, e para sua surpresa descobre que sim.

Mas os obstáculos não se resumem apenas a si mesmos. O maior deles é a condessa viúva, mãe de Westcliff, que condena completamente tal união, e é capaz de mover céus e terra, possivelmente cometer um crime, para que o filho se case com uma mulher modelo, e mantenha a linhagem “pura”. Sim, um crime! (esse spoiler, querida, eu não vou te dar!)

Os Personagens

No segundo livro da Série As Quatro Estações do Amor, nós já conhecemos todos os personagens
envolvidos – ou quase. Os protagonistas, Lillian e Westcliff, nos foram apresentados no primeiro livro da série, mas agora vamos conhecê-los melhor.

Lillian pertence a uma rica família americana, dona de uma conhecida fábrica de sabão, que comercializa com a Inglaterra. A primogênita é geniosa, inteligente, forte, nada sensível. Possuidora de um espírito livre, não tem medo do que a sociedade possa pensar de si e de suas ações. Dona de uma língua ferina, ignorava qualquer regra que a sociedade londrina inventou para as damas, o que se tornou um grande empecilho para que arrumasse um marido aristocrata.

Marcus, conde de Westcliff, é um dos homens mais poderosos e influentes da Inglaterra. Criado numa família tradicional, é detentor do título desde a morte do pai. Bonito, rico, inteligente acima da média, guarda um pouco de orgulho característico de sua classe. Mas apesar de todo o tradicionalismo que o envolveu durante a infância e juventude, Marcus se tornou um homem bastante flexível, abrindo as portas para os americanos e se relacionando com a nova classe em ascensão na Inglaterra: a classe comercial e industrial.

Dos personagens, tamném muito importantes, que nos foram apresentados nesse segundo livro, temos a Condessa de Westcliff – que é o espelho do tradicionalismo em pessoa, e que será um grande (e perigoso) obstáculo para o romance que se desenrola, e Lorde St. Vincent – um libertino que está passando por problemas financeiros e precisa de uma herdeira. Se enganou quem pensa que a Temporada de Caça é apenas para mulheres!

O casal é incrível: leve, divertido, apaixonado e apaixonante. De cara percebemos que são perfeitos um para o outro, e a vontade de segura-los pelos ombros e balançar ate eles darem o braço a torcer é grande! Como qualquer casal, um aprende com o outro, e ambos se tornam melhores. Perfeitos!

A Leitura

Comecei a leitura imediatamente após o primeiro volume. Estava super ansiosa, e a Kleypas faz questão de sempre deixar claro os casais que pretende formar (pelo menos ate agora). Amei Segredos de uma noite de verão, amei as protagonistas e suas histórias, sua cumplicidade, e isso seguiu o livro 2.

A leitura, como eu já esperava, foi leve, surpreendente, empolgante, deliciosa. A história prendeu, me arrastou, me deixou mega ansiosa. Foi incrível. E o casal tem uma super química, não tem como torcer contra!


A Edição

A edição de Era uma vez no outono é maravilhosa. A diagramação é simples, o tamanho das letras é o ideal, e a revisão está ótima: não encontrei erros ortográficos nem de sintaxe. Quanto a capa, é apaixonante! A Editora Arqueiro possui um capricho na hora de selecionar as capas dos romances de época, e essa, como sempre, está maravilhosa!

A Série

As Quatro Estações do Amor, da autora Lisa Kleypas, começou a ser publicada pela Editora Arqueiro em 2015, com mais dois volumes em 2016, e o último mais recente em 2017. Composta pelos títulos Segredos de uma noite de Verão, Era uma vez no Outono, Pecados no Inverno e Escândalos na Primavera, a série vem contando a história das Flores Secas, Annabelle, Lillian, Daisy e Evangeline, as quatro solteironas que se unem a fim de arranjar maridos, quando nasce uma forte amizade.

Ah, e uma curiosidade interessante:
Apesar de ter sido lançada no Brasil depois, a história é atrelada aos acontecimentos dos Hathaways, mas as histórias se passam antes. Nos EUA, a série As Quatro Estações do Amor foi publicada antes dos Hathaways, portanto, é uma boa ideia começar pelo começo! Alguns personagens reaparecem na outra série, e isso me deixou louca pra ler - pois é, agora que comecei!


Avaliação Geral

Preciso ressaltar um detalhe: Lisa Kleypas é a rainha dos Epílogos! Nesse livro, em especial, ela quase me matou, literalmente! Ela introduziu o livro 3 no epílogo do dois de uma maneira tão surpreendente que me fez dar um salto, acelerar o coração e ficar uns 5 minutos olhando pra tela do leitor sem esboçar reação, e a reação depois disso foi explosiva – as garotas do blog que o digam, tiveram que me aturar em meu surto!

No geral, adorei o livro, a história, os personagens, o cenário, cada vez somos apresentados a novos cantinhos desse lugar maravilhoso que é Stony Cross – a residência de campo de Westcliff, onde se desenrola a maior parte da história [sim, a maior parte, porque tem uma parte que, meu Deus do céu] já que as cenas decisivas são fora da propriedade. Mais uma vez, Lisa Kleypas consegue sair do lugar comum e nos fazer se apaixonar e se embrenhar ainda mais em seu mundo. Recomendadíssimo!


Título no Brasil: Era uma vez no outono
Título Original: It happened one autumn
Série: As Quatro Estações do Amor
Volume 2
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro
Tradução: Maria Clara de Biase
Páginas: 288