quarta-feira, 21 de março de 2018

[RESENHA] A Estrangeira - Chirlei Wandekoken

FOTO: daimaginacaoaescrita.com

Não é segredo pra ninguém o meu amor por romances de época. O cavalheirismo, a côrte, as expressões, a educação, o brilho do romance velado… Características que me arrebataram lá em Jane Austen e que me perseguem até hoje. Excetuando Carina Rissi, meu contato com autoras brasileiras nesse gênero era nulo (porque???): Tessa Dare, Lisa Kleypas, Julia Quinn, Sarah MacLean, Mary Balough, eram meu top 5. Mas aí, eu fui deliciosamente presenteada com A Estrangeira, pela própria Chirlei. E que deliciosa surpresa!

O primeiro ponto a me chamar a atenção foi a fluidez e a assertividade da narrativa. Uma coisa que me incomoda demais, e eu falei sobre isso por aqui e vou repetir sempre que necessário, é quando o tom da narrativa não bate com o período retratado. Chirlei não cometeu esse deslize. A narrativa foi muito bem construída, e nos prende da primeira à última página.

A narrativa tem um ponto interessante, que poucos tem capacidade de fazer bem feito: alternância entre presente e futuro. Então, fica aqui uma dica: fique atento às datas que constam no início dos capítulos, e também nas datas das cartas. Caso contrário, você vai ter que voltar algumas páginas pra entender melhor o enredo [sim, esse foi o meu caso].

Mas o que realmente nos segura são os incríveis personagens da trama. Eliza e o conde de Northumberland, os personagens centrais, dividem os holofotes com uma série de personagens que roubam a cena à cada aparição. Personagens esses que nos apresentam temas profundos, como lealdade, amor, respeito, honra, e também traição, incesto, mentiras, omissões. E nos deixam a pergunta: Até onde teríamos coragem de ir por amor?

Clichê de romances de época, que a gente AMA: o mocinho é liieeendo!!! Aquele homem que nos transforma em piriguetes literárias em algumas páginas, se é que vocês me entendem.

Em resumo, a história foi muito bem construída, os fatos surpreendem, e o que começa cheio de fios soltos termina muito bem fechado. Não tem como não suspirar!

Título Original: A Estrangeira
Autora: Chirlei Wandekoken
Editora: Pedrazul
Lançamento: 2017




Recomendo muitíssimo!
Beijinhos

Mih =)