sexta-feira, 1 de setembro de 2017

O Fantasma de Stálin

Título no Brasil: O Fantasma de Stálin
Título Original: Stalin's ghost
Autora: Martin Cruz Smith
Tradução: Maria Sojé Silveira
Editora: Record
Páginas: 397
Sinopse:O fantasma de Stálin parece vagar pelos corredores escuros do metrô de Moscou. Há testemunhas de sua aparição, e os rumores começam a se espalhar, disseminando inquietude pela cidade. A tarefa de resolver o estranho caso é de Arkady Renko — apresentado ao leitor em Parque Gorki — que não está disposto a acreditar em sobrenatural. Para ele, o fenômeno tem todas as características de um teatro montado para fins políticos no qual o objetivo seria reacender uma nostalgia latente em todo o povo russo. Na busca pela verdade, Renko descobrirá segredos sobre a Segunda Guerra Mundial que muitos estão dispostos a proteger.


- - x - -

Comprei esse livro por 10 reais e nunca tinha visto nada do autor, quando comecei a ler confesso que pensei em largar o livro com apenas poucas páginas lidas. Para mim a historia foi um pouco confusa e com uma leitura dificil, mas aos poucos a leitura pareceu fluir um pouco melhor.

Arkady Renko é um investigador que não está em seus melhores dias na profissão e na vida pessoal, ele é incumbido de investigar a aparição de Stálin em algumas estações de metrô em Moscou, o que não é nada fácil para ele. Junto com todos esse mistério envolvendo fantasma e assassinato temos as confusões amorosas do detetive. Talvez por todo o enredo envolver assuntos “complexos” e que precisassem de muita atenção do leitor para entender, já que tudo era colocado de forma misturada e acontecendo ao mesmo tempo, o livro ficou um pouco pesado e cansativo.

O que mais amei no livro foi o retrato que ele passa da Rússia atual, algo meio sombrio, mas cativante ao mesmo tempo. As descrições de cenários e detalhes da cena foi algo que realmente gostei, me senti presenciando as situações, apesar de sempre parecer que pulou algo (como se tivesse cortado a cena no meio,ela estava fluindo bem quando de repente mudou para a próxima).

Apesar de ter achado uma leitura confusa e um pouco densa demais, gostei bastante do livro em si e talvez reler ele seja algo interessante para entender alguns pontos que eu possa ter deixado passar. Li muitas criticas positivas sobre o outro livro do autor, Parque Gorki, e quero muito ler para ver se entendo um pouco mais sobre o personagem, o detetive Renko.