sábado, 21 de fevereiro de 2015

Uma carta, um segredo, várias pessoas envolvidas.


  • Título Original: The Husband's Secret
  • Título no Brasil: O Segredo do meu Marido
  • Autora: Liane Moriarty
  • Editora Intrinseca
  • Tradução: Rachel Agavino
  • Número de págs: 368


“Era uma vez três mulheres, que tinham amigos em comum e... algo mais profundo que as unem....”

Não, essas não são as primeiras frases do livro nem as finais, e quando li a sinopse dele e vi alguns vídeos-resenha tive a impressão de que seria um livro bem clichê. Mas os bons deuses da leitura sabem muito bem o que fazem e no primeiro amigo oculto que organizamos dei esse como uma das opções de livros desejados e eles guiaram a mão da Michelle no momento da compra do meu presente (Michelle, acho que ainda não te agradeci o suficiente pela escolha! Obrigada!!).
O livro começa nos apresentando a vida perfeita de Cecilia.Mãe de três meninas, casada com o marido perfeito, além de um emprego que adora e ser super bem cotada na sociedade que ela se encontra; mas uma carta escrita por seu marido transforma a sua vida perfeita em um completo pesadelo, obrigando-a a escolher entre a razão e o coração. Somos apresentadas também a Rachel, que está profundamente marcada por um evento que ocorreu há anos e que transformou a vida dela completamente. Além das duas conhecemos também Tess uma esposa que descobre que seu casamento não é tão perfeito quanto ela pensava e temos a participação de uma quarta mulher que será importante em toda trama. A história é dividida basicamente em três núcleos que em alguns momentos se cruzam e nos permite ver nossas personagens interagindo entre si e mostrando que essa não é a primeira vez que suas histórias se cruzam.
O livro tem 368 páginas de uma história que supera a barreira do clichê e nos leva a sofrer as angústias das personagens nos proporcionando amá-las e odiá-las cada uma delas pelas suas escolhas e pensar quais seriam nossas decisões se estivéssemos no lugar delas. Tive momentos de largar o livro por precisar sair daquele mundo,tentando me afastar das escolhas das personagens ou das atitudes delas, momentos em que não queria largá-lo por querer saber o que viria a seguir.
  Mas isso não significa que o livro seja sem falhas nem imune a previsão de leitores mais atentos (como eu). Apesar disso garanto que o livro vale apena e mesmo quando previ alguns acontecimentos a autora conseguiu me prender até o final do livro me deixando curiosa pra saber como ela iria unir as pontas.

Escrevi isso tudo pra dizer que super-recomendo o livro e espero que vocês leiam e venham comentar o que acharam.