sábado, 28 de fevereiro de 2015

Clube do Livro - Persuasão, filme 2007

Na postagem de quarta feira, apresentamos um dos projetos do “As Garotas de Pemberley”, o Clube do Livro, ao apresentar um resumo do debate de duas fanfics inspiradas na obra Orgulho e Preconceito, que ocorreu no mês de janeiro. Também em janeiro debatemos a versão cinematográfica de Persuasão, lançada pela ITV1 em 2007.


Persuasão conta a história da Anne Elliott, que aos 19 anos, se apaixona perdidamente pelo belo jovem oficial Frederick Wentworth. Mas como nem a situação financeira nem sua posição na Marinha fazem dele um bom partido, Anne é persuadida pela sua família a romper o compromisso. Oito anos mais tarde, Wentworth retorna do mar tendo enriquecido e construído uma reputação. Agora, sem nunca ter deixado de amá-lo, ela pode apenas observá-lo enquanto as jovens solteiras da região se apaixonam por ele.


No filme os protagonistas são vividos pela atriz Sally Hawkins, vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz Comédia/ Musical em 2009 pela atuação em Simplesmente Feliz, e Rupert Penry-Jones, mais conhecido pela atuação na série britânica Spocks, entre 2004 e 2008, com o personagem Adam Carter. O antagonista principal, o personagem William Elliot, é vivido pelo ator Tobias Menzies, das séries Roma, Game of Thrones, e atualmente no ar na série Outlander.

Rupert Penry-Jones, Sally Hawkins e Tobias Menzies.

Essa versão é bem sucedida ao apresentar os principais valores retratados no livro, como a prudência, o preconceito, o narcisismo, caráter e bom-senso. Porém, assim como avaliou a crítica na época do lançamento, no nosso debate as críticas foram mistas, uma vez que não nos agradou a mudança radical do final e os cortes de cenas e personagens importantes para a história. O filme acabou ficando maçante, sem graça, típico filme de ser assistido apenas uma vez.  Concordamos que talvez uma minissérie retratando o livro fosse melhor, pois poderia abordar detalhes cruciais que o filme não pôde retratar. Comentamos os trajes e os penteados das atrizes, e os achamos pobres. E quanto aos atores, Sally Hawkins não agradou muito, contudo Rupert Penry-Jones foi considerado a melhor coisa do filme.

Persuasão possui, além desse filme, mais três adaptações famosas. Duas minisséries, que foram lançadas em 1960 e 1971, e um filme, de 1995, todas lançadas pela BBC.

Versões de 1971, 1995 e 2007.


Já assistiram a alguma dessas versões? Compartilhe sua opinião com a gente!!!