segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BEDA #22 - Playlist: Músicas Inspiradas em Livros

A arte é feita de inspirações. Seja escultura, poesia, livro, música, sempre existe uma inspiração por trás de cada obra artística. Meu post da série Playlist do BEDA de hoje vai trazer Livros e Música, mostrando que musicistas também podem ser leitores, e muitas vezes livros inspiram músicas que por consequência nos inspiram também. [Minha reação ao final das pesquisas foi: Sabia que gostava dessa música não era à toa!]

Vou começar com umas Nacionais que vocês conhecem bem!

1. Monte Castelo - Legião Urbana

Começando a lista com uma das maiores bandas que nosso país já viu, Legião Urbana uniu em Monte Castelo duas obras literárias muito conhecidas: o soneto de Luís Vaz de Camões, e o capítulo 13 de I Coríntios, um livro Bíblico amplamente conhecido. O resultado não poderia ser diferente de uma música maravilhosa, tendo dois textos igualmente maravilhosos como inspiração.



2. Admirável Chip Novo - Pitty

Um sistema opressor que sistematiza as produções e robotiza os homens. A obra super conhecida de Aldous Huxley, Admirável Mundo Novo, vem inspirando gerações, e a cantora Pitty teve esse livro como inspiração para sua música, tanto na letra quanto no próprio nome da canção.



3. Amor I Love You (citação) - Marisa Monte

Não temos como afirmar que toda a música da Marisa Monte foi de fato baseada na obra de Eça de Queiroz, mas em um determinado momento da música temos uma narração, pela voz de Arnaldo Antunes, que é um trecho de Primo Basílio.



4. A Hora da Estrela - Pato Fu

A obra de Clarice Linspector inspirou a banda não apenas no nome da música, mas também na letra, onde encontramos trechos com referências claras ao livro.

"Ela esta pronta / Pra mudar a sua vida pra sempre"

"Que é de quem nasceu pra brilhar/ Uh, a hora da estrela vai chegar"



5. Caçador de Mim - Milton Nascimento

Para essa música, J.D. Salinger foi o grande inspirador de Milton Nascimento, com a obra O Apanhador no Campo de Centeio. Na verdade quem foi inspirado por Salinger foi Luiz Carlos Sá, o compositor da canção, e Milton Nascimento se apaixonou pela letra inspiradora, e usou sua voz para deixar-nos igualmente apaixonados!
[Confesso que não conhecia esse livro, mas esse fato me deixou bastante curiosa!]




Também temos músicas internacionais inspiradas em grandes obras literárias.

6. 42 - Coldplay

Claro que tinha que ter Coldplay na minha playlist!!! Todo mundo que leu O Guia do Mochileiro das Galáxias sabe que 42 é a resposta para tudo. A banda no entanto nunca declarou oficialmente que a música foi inspirada na obra de Douglas Adams, mas também não disse que não. A música tem 42 minutos de duração, e seu nome inicialmente seria “Thought You Might Be A Ghost” (frase que se repete vááárias vezes durante a música).Sendo assim, ficamos livres para interpretar da forma que quisermos, e gosto de analisar essa música - e seu nome - como inspirado nesse clássico, uma música que trás a questão de o que há após a morte e a resposta: 42! [Será?]



7. “Brave New World”- Iron Maiden

Mais uma vez Aldous Huxley e seu Admirável Mundo Novo vem inspirando o mundo da música, dessa vez com Iron Maiden. O álbum da banda, Brave New World, já trás o nome do livro, e a terceira música, de mesmo nome, também é o título da obra original (Brave New World em inglês).



8. Alice - Avril Lavigne

A música foi feita especialmente para o filme Alice no País das Maravilhas produzido por Tim Burton, inspirados - o filme e a canção - no clássico de Lewis Carroll.



9. Animals - Pink Floyd

Dessa vez eu não citei apenas uma música, mas o álbum inteiro. Pink Floyd se inspirou na obra A Revolução dos Bichos, de George Orwell, para criar suas canções. A crítica ao capitalismo e a revolta contra o sistema fica claro em suas músicas, em especial “Dogs”.



10. 1984 - David Bowie

Adivinha qual livro inspirou Bowie nessa criação? Difícil? [Claro que não] O álbum Diamond Dogs não foi inicialmente planejado com esse fim, um álbum convencional. Na verdade Bowie queria fazer uma adaptação teatral de 1984, com toda a sua natureza apocalíptica, mas foi negado pelos detentores dos direitos autorais. O jeito foi então criar um álbum musical, e as musicas são claramente inspiradas na obra de Orwell.


Muito legal, né? Algumas músicas aqui citadas eu não conhecia, mas adorei saber quantos músicos resolveram trazer para seu mundo as ideias de grandes autores literários. No final, a literatura está em todo lugar!