quinta-feira, 9 de março de 2017

As mulheres da minha lista de leitura


Resultado de imagem para livrosOlá pessoal! Como todos sabem ontem foi dia das mulheres (parabéns a todas nós) e apesar de sermos nós que dominamos esse mundo (já disse a diva Beyoncé), por muitos anos o ambiente literário foi dominado por homens e exclusivamente deles. Tanto que várias autoras tiveram que publicar com um pseudônimo masculino para que seus livros fossem "levados à sério". Mas estamos em outra época não é mesmo? Nós mulheres já somos tratadas inteiramente de forma igual! Ganhamos o mesmo salário que os homens, não somos mais assediadas nas ruas e etc, não é mesmo? 





Bem, não vim aqui para causar polêmica então vamos ao assunto do dia? Como já disse ontem foi o dia das mulheres e por esse motivo resolvi deixar a resenha de lado e listar aqui algumas das escritoras, livros escritos por elas que desejo ler , ou seja, que estão na minha lista de leitura, e suas sinopses. Vamos começar?


Frankenstein, ou o Prometeu Moderno


  • Frankenstein, ou Prometeu Moderno de Mary Shelley: Acho que todo mundo já, pelo menos, ouviu falar nessa história, não é ? Mesmo assim não custa nada colocar a sinopse!

Sinopse: Victor é um cientista que dedica a juventude e a saúde para descobrir como reanimar tecidos mortos e gerar vida artificialmente. O resultado de sua experiência, um monstro que o próprio Frankenstein considera uma aberração, ganha consciência, vontade, desejo, medo. Criador e criatura se enfrentam: são opostos e, de certa forma, iguais. Humanos! Eis a força descomunal de um grande texto.

Para quem não sabe há uma história muito interessante por trás de como Mary Shelley teve a idéia para escrever esse clássico! Se você quiser lê-lo dá uma pesquisada antes nessa história! Não vou contar tudo pois essa história por trás dos panos é quase um conto de terror em si, por isso vale à pena a pesquisa e a leitura do relato da época! Só vou dar uma dica: estava chovendo e um grupo de amigo resolveu brincar de escrever contos de terror....





    ... E o Vento Levou
  • E o Vento Levou de Margaret Mitchell: Além de ser um filme que ganhou 8 Oscars dos 13 que foi indicado (além do primeiro Oscar para uma atriz negra) a história tem sua versão original no livro de mesmo nome 

Sinopse:Ano de 1861. O sul dos Estados Unidos está prestes a ingressar na sangrenta Guerra Civil norte-americana. Na fazenda Tara, na Geórgia, a bela jovem impetuosa e mimada Scarlett O’Hara transforma-se em mulher prática e disposta a tudo para conquistar o que deseja. Frustrada por não conseguir se casar com Ashley Wilkes, Scarlett acaba se envolvendo com o aventureiro Rhett Butler, com quem viverá uma das histórias de amor mais célebres e conturbadas da literatura. A guerra é intensa e o cerco dos ianques, incisivo, levando a fazenda a uma situação desastrosa de fome e desespero. 

Também há uma história curiosa por trás dessa história! Segundo dizem Margaret quebrou a perna e como ficou obrigada a ficar em repouso por muito tempo o marido sempre alugava livros na biblioteca para ela não se sentir entediada(quem quer um marido desse levanta a mão!). Bem, acontece que Margaret devorou todos os livros disponíveis na biblioteca, foi quando o marido teve uma ideia: "Que tal você escrever sua própria história?"  e Margaret aceitou o desafio!



Para Poder Viver

  • Para Poder Viver de Yeonmi Park: Essa é a única autobiografia da lista e é super atual e importante. Como deu para perceber na foto a autora é oriental, mais especificamente da Coréia do Norte. 
Sinopse:Em narrativa memorável, uma jovem norte-coreana conta como escapou de uma das mais sanguinárias ditaduras do planeta.
Yeonmi Park não sonhava com a liberdade quando abandonou a Coreia do Norte. Mas sabia que fugir era a única maneira de sobreviver à fome, às doenças e ao governo repressor. Este livro é a história da luta de Park pela vida. O leitor acompanha sua infância no país mais sombrio do mundo. Em seguida, testemunha sua fuga, aos treze anos, pelo submundo chinês de traficantes e contrabandistas. Emociona-se com seu périplo pela China através do deserto de Gobi até a Mongólia, guiada pelas estrelas, em direção à Coreia do Sul. Vibra com seu papel como ativista pelos direitos humanos. Antes dos 21 anos, Yeonmi acumulou experiência suficiente para encantar todas as gerações de leitores neste livro memorável.

Para quem não sabe Yeonmi Park fez um discurso muito lindo e comovente no One Young World Summit 2014 em Dublin na Irlanda (um encontro anual que reúne jovens do mundo inteiro para desenvolver soluções para problemas globais). O discurso está disponível no Youtube é só procurar!



O Diário de Anne Frank
  • O Diário de Anne Frank de Anne Frank: Outro livro muito conhecido não é mesmo? Mas que ainda não tive coragem de ler. Sou uma daquelas pessoas que ama ler sobre a Segunda Guerra Mundial (isso soou muito mórbido?), mas esse é um daqueles que não consegui ler...Os motivos? É uma história real e ver o terror da guerra através dessa menina tão doce vai me fazer desidratar de tanto chorar...
Sinopse:O depoimento da pequena Anne Frank, morta pelos nazistas após passar anos escondida no sótão de uma casa em Amsterdã, ainda hoje emociona leitores no mundo inteiro. Seu diário narra os sentimentos, medos e pequenas alegrias de uma menina judia que, com sua família, lutou em vão para sobreviver ao Holocausto.
Lançado em 1947, O diário de Anne Frank tornou-se um dos maiores sucessos editoriais de todos os tempos. Um livro tocante e importante que conta às novas gerações os horrores da perseguição aos judeus durante a Segunda Guerra Mundial.
Agora, seis décadas após ter sido escrito, este relato finalmente é publicado na íntegra, com um caderno de fotos e o resgate de trechos que permaneciam inéditos. Uma nova edição que aprofunda e aumenta nossa compreensão da vida e da personalidade dessa menina que se transformou em um dos grandes símbolos da luta contra a opressão e a injustiça. E consagra O diário de Anne Frank como um dos livros de maior importância do século XX. Uma obra que deve ser lida por todos, para evitar que atrocidades parecidas voltem a acontecer neste mundo.



  • Hibisco Roxo e Americanah de Chimamanda Ngozi Adichie: Dois livros da mais conhecida e escritora africana dos últimos tempos! Depois de ler "Sejamos Todos Feministas!" ela entrou pra minha lista de autores que se tiver o nome na capa vai entrar na minha lista de qualquer jeito.  
    Hibisco Roxo
    Sinopse I
    Americanah
    Sinopse II

                                                   
Sinopse (I): Protagonista e narradora de Hibisco Roxo, a adolescente Kambili mostra como a religiosidade extremamente "branca" e católica de seu pai, Eugene, famoso industrial nigeriano, inferniza e destrói lentamente a vida de toda a família. O pavor de Eugene às tradições primitivas do povo nigeriano é tamanho que ele chega a rejeitar o pai, contador de histórias encantador, e a irmã, professora universitária esclarecida, temendo o inferno. Mas, apesar de sua clara violência e opressão, Eugene é benfeitor dos pobres e, estranhamente, apoia o jornal mais progressista do país. Durante uma temporada na casa de sua tia, Kambili acaba se apaixonando por um padre que é obrigado a deixar a Nigéria, por falta de segurança e de perspectiva de futuro. Enquanto narraas aventuras e desventuras de Kambili e de sua família, o romance também apresenta um retrato contundente e original da Nigéria atual, mostrando os remanescentes invasivos da colonização tanto no próprio país, como, certamente, também no resto do continente. 


Sinopse (II): Lagos, anos 1990. Enquanto Ifemelu e Obinze vivem o idílio do primeiro amor, a Nigéria enfrenta tempos sombrios sob um governo militar. Em busca de alternativas às universidades nacionais, paralisadas por sucessivas greves, a jovem Ifemelu muda-se para os Estados Unidos. Ao mesmo tempo que se destaca no meio acadêmico, ela se depara pela primeira vez com a questão racial e com as agruras da vida de imigrante, mulher e negra. Quinze anos mais tarde, Ifemelu é uma blogueira aclamada nos Estados Unidos, mas o tempo e o sucesso não atenuaram o apego à sua terra natal, tampouco anularam sua ligação com Obinze. Quando ela volta para a Nigéria, terá de encontrar seu lugar num país muito diferente do que deixou e na vida de seu companheiro de adolescência. Chimamanda Ngozi Adichie parte de uma história de amor para debater questões prementes e universais como imigração, preconceito racial e desigualdade de gênero.




  • O Castelo no Ar e A Casa dos Muitos Caminhos de Diana Wynne Jones: Não sei se vocês sabem, mas eu sou uma grande fã de Hayao Miyazaki e das animações dos Estúdios Ghibli (reponsáveis por " A Viagem de Chihiro", "Ponyo - Uma Amizada que Veio do Mar", não conhecem?! Pois podem baixando! ). E através de um dos filmes dele conheci essa autora! O primeiro livro da trilogia de chama O Castelo Animado e deu origem ao filme de Myazaki e os dois que estão aqui continuam a história cheia de magia, ensinamentos e de autodescoberta de Sophie!


                     O Castelo no Ar
Sinopse I
A Casa dos Muitos Caminhos
Sinopse II


Sinopse (I): Em O Castelo no Ar, Howl, Sophie e Calcifer estão de volta em uma aventura fantástica e surpreendente.

Tudo começa com Abdullah, um jovem mercador de tapetes. Ele não é rico, pois sonha acordado tempo demais para ser próspero em seu negócio. Nessa vida imaginária que constrói, Abdullah é, na verdade, um príncipe, que foi seqüestrado ao nascer e acabou sendo adotado por um pobre mercador de tapetes. Um dia, um estranho aparece em sua tenda, oferecendo-lhe um tapete mágico por uma bagatela. Antes de ir dormir, ele coloca o dito tapete voador no topo da pilha de tapetes caros que usa como cama (assim, caso alguém tentasse roubá-los, teria de levá-lo junto).

Quando acorda, Abdullah percebe que não se encontra mais em sua tenda. Está em um grande palácio, onde vê uma linda moça, filha do Sultão. Ela é a mulher dos seus sonhos e se chama Flor da Noite. Os dois se apaixonam e resolvem fugir para se casar em segredo. Na noite da fuga, Flor da Noite é carregada pelos ares por um gigantesco e terrível demônio. Abdullah não consegue segui-lo, e acaba sendo preso pelos guardas do Sultão, que acreditam que ele é o culpado pelo desaparecimento da moça.

Decidido a resgatar a mulher de sua vida, o mercador conta com a ajuda de personagens atípicos no que se torna uma grande e divertida aventura - um tapete voador que tende a desobedecer a seu dono, um gênio da garrafa que sempre tenta fazer com que o desejo acabe da pior maneira possível, um soldado desertor egoísta, que o gênio garante ser a melhor pessoa para ajudar Abdullah a encontrar Flor da Noite, uma gata que consegue mudar de tamanho e seu filhote.
Sinopse (II): Quando Charmain Baker concordou em tomar conta da casa do tio-avô Wiliam enquanto ele se recuperava de uma doença, ela imaginava que ganharia liberdade longe da vista dos pais e tempo livre para mergulhar em seus livros. Mas o que a jovem não sabia era que cuidaria de uma casa que escondia uma infinidade quartos e corredores, além de um cachorro mágico e um jovem aprendiz de mago bem atrapalhado.


Bem gente, esse post já está ficando grande por isso vou parar por aqui. Minha lista ainda é bem grande e por isso se vocês quiserem posso fazer uma parte 2 que tal? É só deixar no comentário o que vocês acham, ok?
Além disso, quais livros escritos por mulheres estão na sua lista de desejos? Coloque nos comentários e quem sabe não aparece outra pessoa pra dar uma opinião sobre ele?