quarta-feira, 29 de março de 2017

[RESENHA] Madrugadas de Desejo - Jayne Fresina


"Quero um quartinho repleto de livros. Deve ter uma lareira e um cachorro velho dormindo em um cesto, logo ao lado. Algumas poltronas confortáveis com muitas almofadas. Tudo com vista para um belo jardim. Um lugarzinho só meu, onde ninguém nunca me incomode. Só isso."
  
Título Original: The Wicked Wedding of Miss Ellie Vyne
Título no Brasil: Madrugadas de Desejo

Série: Sydney Dovedale – Livro 02
Autor: Jayne Fresina
Tradução: Alice Klesck
Editora: Única
Páginas: 288


Sinopse: Um jogo de mistério e sedução que não terminará a menos que os dois se entreguem. A Inglaterra do século XIX é elegante, charmosa e aventureira. Um lugar onde é difícil não se deixar levar pelos deliciosos (e perigosos) jogos que lords e ladies libertinamente experimentam. Não poderia ser diferente na bela Brighton, o lar de Ellie Vyne e James Hartley: inimigos declarados desde a infância. Ellie sempre foi uma mulher de ideias a frente de seu tempo, temperamento forte, ousada e, principalmente, avessa a todas as tentativas de suas irmãs para lhe arrumarem um marido. Afinal, com 27 anos era um absurdo ainda perambular sozinha por aí. E é claro que James, um dos solteiros mais cobiçados da cidade, fazia questão de deixar clara sua desaprovação. Durante suas misteriosas escapadas, Ellie rouba algo muito precioso de James, que não terá paz até descobrir a identidade do ladrão. Querendo ou não, eles estão cada vez mais próximos. Como resistir ao charme de James e levar sua mentira adiante? Nesse jogo de perdição, Ellie arriscará tudo, inclusive seu coração. Enquanto James tenta desvendar o segredo da jovem, o desejo proibido que surge entre os dois será capaz de romper com todas as regras da alta sociedade inglesa.


A HISTÓRIA


Ellie Vyne e James Hartley nunca foram amigos. Seu laço já foi traçado anos antes, quando o tio de Ellie fugiu com a mãe de James, tornando as famílias inimigas. A única coisa que os jovens poderiam manter um com o outro era distância, o que por muito tempo foi mantido.

Certa noite, num baile de máscaras em Bath, os jovens - já não tão jovens assim - se encontraram. Ellie reconheceu James, mas James não reconheceu Ellie, o que lhe permitiu se apaixonar pela moça misteriosa. Meses depois do baile James ainda não sabia quem era a "Maria Antonieta" misteriosa, mas a procurava em cada par de olhos, e cada lábio, cada voz. Enquanto isso, Ellie continuava lutando por sua vida e dignidade.

De procedências completamente diferentes, James era podre de rico, enquanto Ellie era filha de um almirante aposentado que gastava mais do que recebia. Não seria difícil evitarem um ao outro, não fosse a mania de Ellie de se meter em confusão onde quer que passasse. E a última da moça foi se aliar ao Conde de Bonneville, um influente e trapaceiro que cruzou o caminho de Hartley.
O reencontro dos dois foi, no mínimo, explosivo, e deu a James a ideia de que a única forma de manter Ellie fora de apuros era que ela arrumasse um marido, e James estava disposto a sacrificar sua solterice (de 37 anos) em prol da paz e tranquilidade do povo em geral, para desespero de Ellie, que só queria cuidar do padrasto e ter uma vida tranquila de solteirona, e se vê perseguida por Hartley.
Envoltos num jogo de sedução e conveniências, o casal não percebe a paixão se aproximando, muito menos o amor surgindo, a não ser quando já é tarde demais para voltar atrás.



OS PERSONAGENS


"Essa novinha é terrorista, é especialista". [Michelle enlouqueceu] Não gente, é que Ellie Vyne realmente é uma terrorista. Tá, talvez nem tanto, mas que não é uma mocinha comum, isso é verdade. Onde já se viu uma dama frequentar clubes para cavalheiros vestindo calças e botas dando golpes nos sócios? Pois essa é Mariela Vyne! Entrando e saindo (sempre um pouco mais rica) dos lugares mais excêntricos sem ser pega, é um feito realmente memorável. Seu sangue com um "quê" de cigano não a permite sossegar, e a situação de sua família exige ajuda financeira, e como casamento com um homem rico parece estar fora de questão, golpes são o que sobram.

Numa dessas peripécias, encontra James Hartley, herdeiro de uma enorme fortuna, que conheceu anos atrás no interior, e desde então se tornaram inimigos mortais. James vive uma vida aristocrática, esbanjando dinheiro, frequentando os melhores círculos, vestindo-se impecavelmente, deixando os cuidados de suas propriedades nas mãos de terceiros, feliz alheio aos problemas do mundo. Solteiro altamente elegível com quase 40 anos, nunca viu necessidade de se casar, até se convencer de que Ellie precisava de um marido para doma-la, e que esse homem deveria ser ele.



A LEITURA


Pode parecer estranho começar uma série pelo livro 2, mas não senti nada que pudesse atrapalhar. Que delícia de leitura! O romance de Ellie e James não é clichê, e do início ao fim é cheio de surpresas... E que surpresas - algumas mais agradáveis do que outras, mas todas de tirar o fôlego. A leitura fluiu com naturalidade, e a narrativa me levou pra dentro da história, com seus personagens excêntricos, divertidos e nada sutis. A mocinha é diferente de tudo o que já li - não é muito comum encontrar uma mocinha trambiqueira num romance de Época! E eu adorei! Não tive vontade de parar nem um minuto sequer!



A EDIÇÃO [e a série]



Como eu já disse pra vocês, Madrugadas de Desejo é o segundo livro de uma série. Trata-se da série Sydney Dovedale, de Jayne Fresina, que é composta ao todo 4 livros: The Most Improper Miss Sophie Valentine, The Wicked Wedding of Miss Ellie Vyne (Madrugadas de Desejo), Lady Mercy Danforthe Flirts with Scandal, Miss Molly Robbins Designs a Seduction. Tem também um conto entre os livros 1 e 2, sobre Ellie e James, mas infelizmente, para ter acesso a toda essa festa, é necessário estar com o inglês afiado. Por algum motivo, desconhecido desta autora, a Editora Única, parte da Editora Gente, decidiu abrir seu catálogo para nossos queridos Romances de Época pelo segundo livro da série, e, para meu desespero, não existe previsão de trazer os demais para nosso país. Sendo assim, desesperem-se comigo!

Sydney Dovedale é uma cidade do interior da Inglaterra, uma vila pacata e tranquila, onde qualquer coisa diferente que aconteça se torna a fofoca local por semanas! É dessa vila que Jayne Fresina tira suas personagens protagonistas, como Ellie Vine. E se você ler Madrugadas de Desejo, vai conhecer também as outras protagonistas: Sophie Valentine,Lady Mercy (que apessar de não ser de Sydney Dovedale, seu parceiro é: Rafe Hartley), e Molly Robbins. Então, queridos, nem que eu vá ate as profundezas do Tártaro, lerei essa série!

Quanto ao mais, a Única está de parabéns. Não identifiquei erros, a diagramação está impecável, a capa é linda, tamanho padrão, e tradução que, acredito eu, não deixou perder nada do original. O tom irônico e cômico foi mantido com entusiasmo. Super aprovo!



AVALIAÇÃO GERAL


Comprei pela capa. Um fã de Romance de Época mais atento, como eu, reconheceu o vestido da capa - que foi usado em Sedução de Seda, da Loretta Chase, e em Uma noite como esta, das Smythe-Smith, da Queen Quinn. E devo dizer que não me arrependi nem um momento sequer. Leve, divertido, romântico e diferente em diversos aspectos, Madrugadas de Desejo me conquistou desde o prólogo! Super recomendo! E como já disse, farei o possível para ler o restante da série!

Beijinhos

Mih =)