quinta-feira, 20 de abril de 2017

[RESENHA] Os Mistérios de Sir Richard - Julia Quinn

Aquela leitura que você termina com um suspiro...


Título Original: The Secrets of Sir Richard Kenworthy
Título no Brasil: Os Mistérios de Sir Richard
Série: Quarteto Smythe-Smith - 4
Aurota: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Tradução: Simone Lemberg Reisner
Páginas: 280
Sinopse: Sir Richard Kenworth tem menos de um mês para encontrar uma esposa…
Por isso sabe que não pode ser muito exigente. Mas, quando vê Iris Smythe-Smith ao violoncelo no tradicionalmente desafinado recital de sua família, pensa que o destino trabalhou a seu favor. Ela é o tipo de garota que não atrai muitos olhares, porém algo o faz ter certeza de que é a escolha perfeita.
Iris Smythe-Smith já se acostumou a ser subestimada…
Com seu cabelo muito claro, a pele alva e o jeito discreto, ela quase sempre passa despercebida, ainda que seja a única do Quarteto Smythe-Smith que realmente sabe tocar um instrumento – não que alguém consiga escutá-la em meio à cacofonia dos concertos. Por isso, quando o charmoso Richard Kenworthy pede para ser apresentado a ela, Iris fica envaidecida, mas também desconfiada.
E quando o pedido de casamento dele se transforma numa situação comprometedora, Iris tem a sensação de que ele está escondendo algo… ainda que Richard pareça mesmo apaixonado e que o coração dela esteja implorando para que diga sim.

A História

Iris Smythe-Smith nunca foi a flor do baile, nem a Rainha da noite. Era bonita, sim, mas não arrebatadora, nem o suficiente para ser convidada a dançar todas as danças de um baile. E ainda tinha o recital para afastar ainda mais seus admiradores. Como Sarah, Iris odiava os recitais. Parecia ser a única com algum talento para música, mas isso não significava nada. Os recitais eram odiosos, e como não tinha muita esperança de se casar antes do próximo, já se martirizava por antecedência. Até que uma noite de recital terminou de forma bem diferente.
Sir Richard Kenworthy, um baronete de uma região do extremo norte da Inglaterra, nunca foi dado a permanecer em Londres durante as temporadas. Mas dessa vez ele tinha certa urgência em arrumar uma noiva. De preferência com um bom dote, mas a urgência não o permitia fazer muitas exigências. E ao comparecer ao recital das Smythe-Smith, sua intenção era selecionar uma mulher desesperada que o aceitasse de imediato, mas seus olhos capturaram a inteligência e perspicácia de Iris no palco, e ela foi sua eleita, mesmo com o pequeno dote.
Sir Richard não tinha tempo, então a melhor forma de garantir um casamento as pressas era comprometendo a noiva, e foi o que fez. Iris se viu numa situação em que não poderia dizer não, e em duas semanas já estava a caminho de Yorkshire. Não sabia muito a respeito de seu misterioso marido, mas o respeitava, e gostava dele, e se sentia satisfeita com isso. Mas essa satisfação não durou muito.
Iris não entendia porque seu marido não consumava o casamento, e veio a entender quando conheceu suas cunhadas. A situação mostrada a ela era difícil, comprometedora e triste, mas seu coração já estava entregue a seu marido e sua nova família, e com certeza, Iris se esforçaria ao máximo para resolver qualquer questão, principalmente quando envolvia sua família.


"Uma vez mais, Richard teve a clara impressão de que estava sendo analisado. Com que critérios, entretanto, não tinha como saber. Era algo bastante incômodo. Não pela primeira vez, pegou-se pensando que Napoleão poderia ter sido derrotado antes de Waterloo se tivessem enviado as mães Londrinas para cuidar das estratégias."

Os Personagens

Iris sempre foi tomada como pequena e frágil. Sua pele branca [leia-se pálida], seus cabelos loiros quase ruivos, sobrancelhas e cílios muito claros e olhos de um azul claríssimo passavam essa imagem de que a moça poderia quebrar a qualquer momento. Mas ela não era frágil. Muito pelo contrário. Iris era uma mulher forte, esperta, observadora, inteligente, que não tinha medo dos desafios que se desdobravam a sua frente. E acima de tudo, amava a família. Tinha uma irmã que a tirava do sério, mas ainda assim a amava muito. Estava sempre disposta a agradar a quem quer que fosse, e gostava de dançar, apesar de ficar a maior parte do tempo as sombras nos bailes.
Sir Richard, por seu lado, era um homem misterioso. Nunca entrava em detalhes sobre sua vida e sua família, mas era claro que era um bom homem. Herdou uma propriedade do pai com sérios problemas, e todos esperavam que se casasse com uma mulher de grande dote pra ajudar a recuperar Maycliffe. Um homem inteligente, forte, bonito, dono de um título e uma propriedade que lhe davam certo prestígio, não deveria ter dificuldades em encontrar uma noiva, mas havia um segredo que o impedia de fazer tudo dentro dos conformes: conhecer uma boa moça, cortejá-la, pedi-la em casamento adequadamente, e casar-se. Na verdade, ao conhecer Iris, era exatamente o que queria fazer, mas isso levaria no mínimo uns 3 meses, e ele tinha apenas 2 semanas. Se sentia um traidor antes mesmo de começar, mas a seu ver, não havia outra opção. Precisava se casar urgentemente.


A Leitura

Foi o livro que li mais rápido de toda a série. No começo é tão engraçado, é praticamente de chorar de rir! 
"- Você colou um chifre na cabeça da sua prima - repetiu ele, sem conseguir acreditar.
Ela se retraiu.
- Colei.
- Você gosta dela?
- Ah, muitíssimo. Ela tem 11 anos e é encantadora. Eu trocaria Daisy por ela sem pestanejar.
Richard tinha a sensação de que ela trocaria Daisy por um texugo se tivesse oportunidade."
Tempos depois...
"- Iris colou o chifre na minha testa - revelou Frances, e torceu a cabeça, tentando olhar para cima.
Iris, que estava na periferia da aglomeração de pessoas, imediatamente deu um passo para trás.
- Talvez devêssemos pegar algo para beber - disse a Richard.
- Só um instante. - Ele estava se divertindo demais para ir embora.
Lady Pleinsworth agarrou o chifre com ambas as mãos e o puxou.
Frances deu um grito.
- Ela prendeu com cimento?
- Preciso mesmo sair daqui agora."

Já o mistério que envolve a história prende, e é surpreendente à sua maneira. Confesso que matei a charada antes mesmo de Richard fazer o pedido a Iris, mas Júlia Quinn, como sempre, consegue deixar tudo deliciosamente fora do comum. A alternância da narrativa, ora sob a visão de Richard, ora sob visão de Iris, nos permite entender melhor as situações, e viver com os personagens cada emoção. A vontade era de ler sem parar até acabar, e quando acaba... foi um grande suspiro. Sim, queridos, eu adoro um final feliz!

A Série


A série Quarteto Smythe-Smith é composta por 4 livros, Simplesmente o Paraíso, Uma Noite como Esta, A Soma de Todos os Beijos, e Os Mistérios de Sir Richard, em histórias que acontecem entre os anos 1824 e 1825. Criação de Júlia Quinn, a mesma autora da série Os Bridgertons.
Devo ressaltar que a série não trata de irmãos dessa vez, mas primos, e é meio complicado, porque chega num determinado momento que você já não sabe quem é primo, quem é irmão, quem é agregado... Mas todos formam uma família incrível!

Avaliação Geral

O que dizer? Júlia Quinn é perfeita!
Série recomendadíssima!