quarta-feira, 14 de outubro de 2015

"Um romance que mudou uma nação para sempre"

Fui assistir O Amante da Rainha no Netflix, por indicação de uma amiga, com grandes expectativas e não fiquei nem um pouco decepcionada. O filme conta com cenários lindos, figurinos impecáveis e um enredo muito envolvente.

A história já começa sendo narrada pela Rainha Carolina Matilde, uma jovem princesa britânica que se casa com o instável rei Cristiano (Christian) VII da Dinamarca, enquanto escreve uma carta para seus filhos relatando a sua versão dos acontecimentos (que até o momento são desconhecidos para os expectadores).

Carolina foi desde cedo preparada para esse casamento, aprendendo sobre música e literatura. Quando chega à corte dinamarquesa, logo começa a conquistar a simpatia de todos por sua beleza, modos e talento para o piano, porém, desagrada seu marido, que, sendo influenciado por um comentário maldoso da madrasta, tem um surto de ciúmes pelo brilho da nova rainha e humilha-a.

Nos anos que se seguem, o casamento dos dois vai se tornando cada vez mais desagradável para Carolina, que após ter o primeiro filho, passa a rejeitar o rei e evitar sua presença em seus aposentos. O rei, por sua vez, desde o primeiro momento desdenha dela e não se preocupa nem um pouco em disfarçar sua predileção por cortesãs.

Chega então um momento em que a doença mental de Christian se agrava de tal modo, que ele é pressionado a aceitar a companhia de um médico para tentar conter seus surtos. Entra em cena Johann Struensee, o único candidato que consegue acalmar o rei.
Apesar de não gostar dele logo de cara, as ideias iluministas de Struensee acabam por conquistar a simpatia de Carolina e logo o interesse compartilhado leva ao amor. O interessante nessa parte do filme é perceber como a paixão deles foi algo puro, brotou de seus ideais, foi um encontro de mentes e não de desejos carnais.
A influência de Struensee sobre o rei cresce cada vez mais, e suas ideias populares acabam por ser acatadas, trazendo melhoria de vida para o povo miserável e a antipatia da corte por ele.

O Amante da Rainha nos conta como um rei insano, uma rainha oprimida e um médico leitor de Rousseau mudaram o rumo da Dinamarca.

A escolha de atores também é muito interessante já que o Rei Christian VII é interpretado por Mikkel Folsgaard, ator que possui semelhança incrível com os retratos do rei na vida real. Carolina Matilde é interpretada por Alicia Vikander (a Kitty de Anna Karerina) e o médico Struensee por Mads Mikkelsen (que atualmente estrela a série Hannibal), este último, na minha nada humilde opinião, esbanja um charme arrebatador durante o filme todo.

É um filme maravilhoso para qualquer amante de história e foi indicado ao Oscar como melhor filme estrangeiro, então: Sim, vale muito a pena assistir.
Título Original: En Kongelig affære  
Título no Brasil: O Amante da Rainha                     
Diretor: Nikolaj Arcel
Distribuidor: EUROPA FILMES
Classificação: 14 anos
Duração: 138 min