sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Quantos lados formam um triângulo?

por Aline Tavares

Título: Triângulo de 4 lados
Autoras: Adelina Barbosa e Fernanda Medeiros
Editora: D’Plácido Editora
Páginas: 320
Sinopse: Unhas mal pintadas de preto e camisas de bandas. Ela ama O Diário de Bridget Jones, chocolate, e a banda Misfits. Odeia trovões, lágrimas, e ser chamada de criança. Sara Alcântara tem 17 anos e, como qualquer garota de sua idade, tem um relacionamento de amor e ódio com a mãe, com seus estudos, e com a própria vida. Ama suas amigas, que são seu suporte, e sua base. Tira boas notas na escola, por obrigação, mas deseja ser artista, porque pintar é sua verdadeira vocação.
Até aquela paixão adolescente, platônica, ela possui. Ele tem nome, sobrenome, e grau de parentesco. Rodrigo Guano é seu primo, e sonho de consumo de toda a população feminina da pequena cidade de Santa Fé, onde moram. Tudo muda quando ele a beija pela primeira vez. Então o mundo pode acabar, regimes podem cair, terremotos podem engolir a terra em rachaduras intermináveis, e Sara ainda estaria feliz. Ou assim ela pensa ser, até que viaja para Paris, para passar as férias. Quando volta, tudo está diferente, inclusive ela. Sara se vê inserida num triângulo amoroso... Ou seria um quadrado?

Fui apresentada a essa obra por acaso. Estava na fila para autógrafos em um lançamento de um outro livro nacional (Elena, da Marina Carvalho), quando vi duas garotas distribuindo marcadores de um livro. Logo a capa, e título me chamaram a atenção, mas o que me deixou realmente intrigada foi descobrir que o livro foi escrito a quatro mãos, e as autoras só se conheceram pessoalmente no dia que lançaram o livro, algumas semanas antes, uma vez que Adelina é mineira e Fernanda do Rio Grande do Norte. Fiquei pensando: será que isso deu certo? Um mês depois, com o livro em mãos, a resposta: o resultado não poderia ter sido melhor.

Triângulo de 4 lados foi escrito em primeira pessoa, apresentando quatro pontos de vista diferentes. A narradora principal é a protagonista Sara, uma garota de 17 anos, com alma de artista e apaixonada platônicamente por Rodrigo, seu primo mais velho. Porém Brent, meio irmão de Rodrigo, é apaixonado por Sara, e Matheus, vocalista da banda de Rodrigo, também se interessa pela garota. Os garotos também narram alguns capítulos.
O livro é dividido em duas partes: antes e depois da viagem de Sara para Paris, em um curso de férias de Artes. Na primeira parte, acompanhamos o desenvolvimento da relação entre Sara e Rodrigo. Na segunda, o relacionamento esfriou, e o triângulo, ou quadrado, está formado. Por ser narrado por quatro personagens, não corremos o risco de achar que Sara é só mais uma protagonista indecisa, uma vez que a inclusão do ponto de vista dos garotos proporciona uma visão mais global da história.
Falemos um pouco sobre os garotos. Rodrigo é guitarrista de uma banda de rock, popular, ensina música para crianças carentes, mas coloca sua liberdade acima de tudo, inclusive dos seus sentimentos e dos de outras pessoas. Brent, meio americano, meio brasileiro, é estudante de medicina, possui uma personalidade mais introspectiva, mas está sempre se preocupando com os problemas dos outros, principalmente os de Sara. Já Matheus ... o gaúcho aparece de repente, não fala muito sobre si, e por isso suas intenções não são muito claras.
A história se passa em Santa Fé, uma cidade fictícia no interior de Minas Gerais. Esse recurso foi utilizado para que as autoras, que se conheceram escrevendo fanfics no Orkut, tivessem mais liberdade para criar o espaço, uma vez que uma não conhecia a cidade da outra. Cada capítulo é identificado por um desenho de perfil dos protagonistas, e apresentam ao longo do texto trechos destacados utilizando uma arte diferente, um recurso muito interessante.
Triângulo de 4 lados é um livro sobre o primeiro amor, sobre como idealizamos pessoas e relacionamentos. É também sobre perdas, inseguranças e amadurecimento. Uma leitura viciante, comecei a ler no dia que comprei e só larguei quando terminei, às três da manhã. O final do livro (ou o início?) te deixam em um suspense louco, doida para saber como a história continua.

As autoras também lançaram um spin­off com o título Conexão Paris - disponível na plataforma Wattpad, que narra o período de intercâmbio de Sara. No mesmo esquema do livro, o spin­off intercala as aventuras da protagonista na Cidade Luz e capítulos narrados pelos garotos, e assim temos a oportunidade de conhecer melhor a história (principalmente do Matheus), os sentimentos e o que se passa na cabeça deles. A sequência da série, Trevo de 4 folhas, tem lançamento previsto para esse primeiro semestre. Uma boa oportunidade de prestigiar a literatura nacional, para quem gosta de romances temperados com um pouco de drama. Leiam o livro e escolham seu time!!! #TeamBrent

"E meu coração apertado não sabia como entender. Como eu podia, ao mesmo tempo...”