quinta-feira, 22 de junho de 2017

Um corpo, seis vítimas


 

Olá pessoal! Já faz muito tempo que não escrevo nada né? bem hoje eu trago pra vocês a resenha do livro Boneco de Pano do autor Daniel Cole e publicado pela editora Arqueiro. Vamos às informações técnicas dele?

Nome original: Ragdoll
Nome em português: Boneco de Pano
Autor: Daniel Cole
Tradutor: Marcelo Mendes
Editora:Editora Arqueiro
Páginas:336
Sinopse:Um corpo.Seis vítimas.

O polêmico detetive William Fawkes, conhecido como Wolf, acaba de voltar à ativa depois de meses em tratamento psicológico por conta de uma tentativa de agressão. Ansioso por um caso importante, ele acredita que está diante da grande chance de sua carreira quando Emily Baxter, sua amiga e ex-parceira de trabalho, pede a sua ajuda na investigação de um assassinato. O cadáver é composto por partes do corpo de seis pessoas, costuradas de forma a imitar um boneco de pano.
Enquanto Wolf tenta identificar as vítimas, sua ex-mulher, a repórter Andrea Hall, recebe de uma fonte anônima fotografias da cena do crime, além de uma lista com o nome de seis pessoas – e as datas em que o assassino pretende matar cada uma delas para montar o próximo boneco. O último nome na lista é o de Wolf.
Agora, para salvar a vida do amigo, Emily precisa lutar contra o tempo para descobrir o que conecta as vítimas antes que o criminoso ataque novamente. Ao mesmo tempo, a sentença de morte com data marcada desperta as memórias mais sombrias de Wolf, e o detetive teme que os assassinatos tenham mais a ver com ele – e com seu passado – do que qualquer um possa imaginar.
Com protagonistas imperfeitos, carismáticos e únicos, aliados a um ritmo veloz e uma deliciosa pitada de humor negro, Boneco de pano é o que há de mais promissor na literatura policial contemporânea.


Antes de tudo preciso falar sobre a minha vivência no gênero! comecei a ler livros policiais na época do colégio com os livros do Pedro Bandeira (coraçõezinhos cheios de amor para ele) e a coleção Os Karas que conta a história de um grupo de estudantes que acabam, de alguma forma, se envolvendo em algumas investigações e o livro A marca de uma lágrima (também do autor) que por mais que esteja mais no campo do romance e tudo mais acaba tendo um pézinho no gênero policial. Depois desse começo lindo no gênero passei para o livro Do outro lado da autora Natsuo Kirino que conta a história de donas de casas japonesas que resolvem trabalhar retalhando corpos para que eles sejam desovados (vocês não leram errado!), este livro acompanha dois lados os das donas de casas e dos investigadores que tentam descobrir os responsáveis por essa “equipe de limpeza”. Depois disso parti para séries de investigação criminal e livros do Sherlock Holmes pra cair em Harlan Coben. Ou seja, por mais que eu não goste de dizer que tenho um gênero favorito e tentar ler de tudo um pouco tenho que admitir que esse é o gênero que deu início a minha vida de leitora e provavelmente o que mais lí até hoje.

Agora vamos falar sobre o autor? Acredito que nesse caso dar uma olhada no “background” dele vai te ajudar a entender um pouco mais da história e a minha avaliação sobre o livro em si.

Como vocês puderam ver pela sinopse e pelo background do autor o livro parecia ser um thriller policial que me deixaria com os pelos arrepiados, virando noites sem dormir para descobrir o final, com surpresas a cada virar de página e encharcado de sangue né? Mas não foi bem isso que eu achei…Preciso dizer que o livro é muito bem estruturado e segue uma linha temporal bem interessante, por ficar indo e voltando em um episódio do passado que se liga diretamente com o aparecimento do Serial Killer e o fato de ele ir revelando essas informações aos poucos foi uma idéia de mestre, mas tive problemas em simpatizar com os personagens….
Por todo o Background que ele tem eu esperava que o livro fosse me deixar mais empolgada e me envolvesse mais na investigação e com o s investigadores em si, mas o autor me deu a sensação de que estava faltando alguma coisa. não sei se coloquei muita expectativa já que a idéia era tão original ou se simplesmente eu já estou tão calejada em estórias policiais que esperava que esse livre fosse totalmente inovador….

Agora, você está pensando que eu não recomendo esse livro? Pois está muito enganada (o) recomendo sim! Principalmente para aquelas (es) leitoras (es) que estão querendo se aventurar pela primeira vez no gênero!