segunda-feira, 20 de julho de 2015

A Amizade na obra da Jane Austen

com colaboração de Michelle Motta


Em Canção da América, Fernando Brant e Milton Nascimento cantaram que “amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves” e “do lado esquerdo do peito”. Na obra da Jane Austen, em especial nos seus seis romances, observamos as mais variadas amizades, independente de gênero, idade, classe social e parentesco. Nesse texto, irei destacar aquelas que mais me chamaram atenção em cada romance:

Razão e Sentimento: Elinor Dashwood e Coronel Brandon se conheceram em Barton Park. A aproximação dos dois ocorreu muito em função da rejeição da Marianne ao Coronel. Apesar das diferenças, Elinor e o Brandon se parecem no temperamento, uma vez que ambos são ponderados. Brandon vê em Elinor uma confidente, lhe revelando episódios do seu passado, e ainda que esta não lhe conte muitas coisas, é sensível aos desejos da amiga, ao arrumar uma colocação pra Edward Ferrars, mesmo quando ele se casaria com outra.  A cumplicidade deles chega até mesmo a  atrair a especulação de outros personagens quanto a uma provável união.
Coronel Brandon (Alan Rickman) e Elinor Dashwood (Emma Thompson), no filme de 1995

Orgulho e Preconceito: Elizabeth Bennet e Charlotte Lucas são como irmãs, uma vez que a amizade é de longa data. Elas se conhecem intimamente e isso se revela à medida que muitas vezes não são necessárias palavras para se entenderem. Outro aspecto muito importante é a compreensão, mesmo quando uma não concorda com as decisões da outra. Charlotte também desempenha o papel de conselheira de Lizzie, impedindo que esta tome decisões precipitadas em alguns casos.
Charlotte Lucas (Claudie Blakley) e Elizabeth Bennet (Keira Knightley), no filme de 2005 

A primeira vista, a amizade de Darcy e Bingley parece improvável, uma vez que o primeiro é mais reservado, enquanto o segundo é extrovertido. Por isso, Bingley confia plenamente na opinião de Darcy, sem julgar a intenção e retidão do amigo, enquanto este acompanha o amigo em sua vida social, na tentativa de ser mais sociável.
Mr. Darcy (Matthew Mcfadyen) e Mr. Bingley (Simon Woods), no filme de 2005 

Mansfield Park: Um exemplo um pouco diferente de amizade vemos com Fanny Price e Mary Crawford. Não podemos dizer que era amizade verdadeira. Mary Crawford aproxima-se de Fanny após perceber que ela é esperta e melhor amiga de Edmund, a quem tinha a intenção de conquistar. E Fanny, que tinha a dificuldade em negar coisas as pessoas, ou mesmo julgar e magoar, não via maneira de afastar a "amiga". De qualquer forma, tornaram-se íntimas e confidentes uma da outra, Fanny sem confiar ou gostar (fora o ciúme que sentia de Edmund), Mary vendo apenas o que queria ver, davam-se bem ao longo do tempo, trocavam correspondências, visitas, conselhos.
Fanny Price (Billie Piper) e Mary Crawford (Hayley Atwell), no filme de 2007

Emma: A amizade entre Emma Woodhause e Harriet Smith era, como predisse Knightley, um desastre anunciado, não pela diferença social entre as duas, mas principalmente pela intenção da Emma em se aproximar da jovem, com o intuito de fazê-la de "cobaia" em suas experiências casamenteiras. Para isso, Harriet era uma "presa" fácil, pois se deixava influenciar muito facilmente. Por melhores que fossem as intenções da Emma, o resultado não foi positivo, tanto  que no final elas se afastaram.
Harriet Smith (Louise Dylan) e Emma Woodhouse (Romola Garai), na minissérie de 2009

A Abadia Northanger: Ao longo da história Catherine Morland estabelece amizades de natureza distintas. Ao chegar a Bath, ela conhece Isabella Thorpe, e a aproximação é resultado principalmente da possibilidade das duas virem a ser da mesma família, devido ao compromisso de Isabela com o irmão de Catherine. Porém esta se decepciona, ao perceber quanto o a amiga é imprudente, volúvel, interesseira e egoísta. Se por um lado perde essa amizade, ela acaba ganhando uma muito melhor junto a Eleanor Tilney, o que contribui para seu amadurecimento, uma vez que essa é inteligente e apresenta maior sensibilidade, e no final passa a ser sua cunhada.
Catherine Morland (Felicity Jones) e suas amigas Isabella Thorpe (Carey Mulligan) e Eleanor Tilney (Catherine Walker), no filme de 2007

Persuasão: Os capitães Wentworth e Harville se conheceram no mar e possuem um companheirismo singular, uma vez que se sentem responsáveis um pelo outro. Enquanto Harville atua principalmente aconselhando Wentworth, este tenta zelar pelo bem estar do amigo e sua família.
Capitão Wenthworth (Rupert Penry-Jones) e Capitão Harville (Joseph Mawle), no filme de 2007

Feliz Dia do Amigo!!!