quinta-feira, 19 de maio de 2016

Água para Elefantes, Sara Gruen

Título no Brasil: Água para Elefantes 
Título Original: Water for Elephants 
Autora: Sara Gruen
Tradução: Anna Olga de Barros Barreto
Editora: Arqueiro 
Páginas: 272


A vida é o maior espetáculo da terra. Água para Elefantes nos faz ter uma viagem ao passado, no tempo em que os grandes espetáculos circenses chegavam às cidades de trem, percorrendo o interior dos EUA. Nos traz a história de Jacob que aos seus 23 anos após perder os pais em um  acidente de carro, abandona a faculdade de medicina veterinária prestes a se formar, em meio às provas finais.

Jacob sem saber embarca no trem o esquadrão voador dos irmãos benzini. Um romance diferente, a descoberta do amor aos poucos por Marlena , em meio a espetáculos e viagens longas de trem. Nos trás a relação de Jacob com uma elefanta chamada Rosie, dada como burra no início se mostra inteligente logo no início do livro, demonstrando sentimentos em relação as pessoas as quais convive.

Os personagens passam por inúmeras dificuldades, enfrentando doenças, seus animais ficando doentes, a falta de pagamentos em alguns momentos, as amizades que não se mostram verdadeiras, aqueles que pareciam não se gostar desde o início se tornam amigos e parceiros. A história não foca somente no romance, também nos relacionamentos entre pessoas e animais, os sentimentos quando algum sofre.


As lembranças da época de circo de Jacob aos 93 anos em uma  casa com outros idosos, deixado pela família lá para ser cuidado, sua memória já falha, se lembra da época do circo, das histórias que aconteceram, de seu casamento de 61 anos. A chegada de um circo a cidade o faz retomar as lembranças, a expectativa de ir ao circo no domingo com a família, as lembranças que vem.

Com um final surpreendente o livro nos emociona desde o início, nos faz pensar nos nossos próprios sentimentos em relação as pessoas, animais e objetos.  

A obra contou com uma adaptação cinematográfica, com Reese Witherspoon e Robert Pattinson nos papeis principais.