terça-feira, 28 de junho de 2016

[RESENHA] Não Fale com Estranhos - Harlan Coben


Em Não fale com estranhos, Harlan Coben mostrou mais uma vez porque merece o título de "o mestre das noites em claro". Com uma trama complexa, envolvendo os mais diversos personagens, e tratando de um assunto delicado, segredos, o livro nos leva a uma viagem que questiona: Até que ponto segredos podem ser nocivos?

Adam Price tem a vida dos sonhos: uma casa grande num ponto nobre, filhos inteligentes e talentosos, uma esposa linda e amorosa, um bom emprego. Cedarfield faz parecer que todos os seus moradores têm esse mesmo padrão, no entanto, Adam vai descobrir, da pior forma, que esse lugar dos sonhos com a vida dos sonhos não passa de aparências.

Tudo acontece quando um estranho resolve entrar em campo e revelar um segredo aterrador sobre sua esposa. Esse segredo o faz questionar diversos pontos, como a fidelidade de Corine Price, a paternidade de seus próprios filhos, a sanidade mental de pessoas comuns, a segurança e tranquilidade da vida em Cedarfield.

Harlan mostrou que mesmo por baixo das mais lindas mansões correm esgotos! Segredos que corroem a confiança e a paz de indivíduos e famílias inteiras, que podem destruir aos poucos ou como uma bomba relógio. O tic-tac não pára um segundo, e não tem como imaginar o surpreendente final.

Obra prima de um dos autores do meu top 10. Coben se superou ao criar essa história que me deixou nervosa e ansiosa! Personagens muito bem construídos, inteiros e reais. E uma coisa que eu adoro: interação entre personagens no final da história! Adoro quando a história tem diversos personagens que convergem e têm participação no mesmo final - como ele fez com maestria em Confie em Mim! E quanto ao final... Incrível. Me fez criar diversas teorias no decorrer da história, destruiu todas elas no final, e ainda me deixou livre pra interpretar certas atitudes dos personagens. E a moral da história? "Até onde você iria para proteger a sua família?"

FICHA TÉCNICA
Título Original: The Stranger
Título no Brasil: Não Fale com Estranhos
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Tradução: Marcelo Mendes
Páginas: 304