quinta-feira, 16 de junho de 2016

"Você precisa seguir o caminho"

Título: De Olhos Fechados
Autora: Lavínia Rocha
Editora: D’Plácido
Páginas: 256


Sinopse: “Ignorar é a solução”, foi o que pensou Cecília quando alguns papéis beges começaram a surgir no seu quarto, na bolsa e nos seus livros. O que seriam aquelas ameaças e informações sem nexo? Quem estaria mandando? Como se não bastasse, a cada vez que os lê, uma imagem passa em sua mente. Talvez isso pudesse ser menos estranho se Cecília não fosse cega desde o dia que nasceu. Para desorganizar ainda mais sua vida, Tiago – o garoto novo da escola – começa a balançar seu coração e a fazer com que sinta o que ela jamais sentiu. Sua dificuldade agora é acreditar no que sempre tentou passar às pessoas: ser cego não é sinônimo de limitação e tristeza. Entre os desafios do dia-a-dia e da adolescência, Cecília se vê envolvida em um mistério que pode afetar sua vida e de todos os belo-horizontinos, e ela não vai descansar até descobrir – e entender – um grande segredo do passado da cidade que os livros de História jamais ousaram contar.


De olhos fechados foi lançado em 2014 e é o segundo romance da jovem autora mineira Lavínia Rocha. Lembro de ter recebido o marcador durante a Bienal do Livro de Minas em 2014 e ser conquistada pela sinopse, afinal o livro apresenta uma proposta um pouco diferente, que foge do lugar comum. Nesse meio tempo conheci a autora e a vontade de ler só aumentou. E as expectativas foram satisfeitas ao longo da leitura.


A obra pode ser dividida em duas partes. Na primeira, conhecemos a protagonista, a jovem Cecília, sua família e seus amigos. Cecília é uma adolescente como qualquer outra: vai à escola, não curte matemática, prefere livros à filmes. Cecília está naquela fase em a necessidade de ser independente está cada vez maior, porém ela enfrenta dificuldades para atingir esse objetivo, uma vez que é cega desde o nascimento. Assim, também somos apresentados ao seu dia-a-dia como deficiente visual, como é na escola, no lazer, e a importância dos outros sentidos, principalmente para se localizar e reconhecer outras pessoas. Em meio a isso tudo, Cecília conhece um novo garoto no colégio, o Tiago, e os desafios e prazeres do primeiro amor.


Já a segunda parte foca no mistério. Cecília recebe bilhetes, que surgem do nada, com informações que não fazem sentido, além de ameaças. Quando finalmente resolve investigar o que está acontecendo, se vê em meio uma trama que envolve sua família, a história e os pontos turísticos de BH, e o futuro da capital dos mineiros. Uma trama eletrizante!!! O livro é narrado em primeira pessoa, principalmente pela protagonista. Os personagens são cativantes e a obra tem um papel importante dentro do contexto atual, que tem buscado cada vez mais a representatividade, ao inserir uma protagonista cega, seu cotidiano, os desafios enfrentados, e também apresenta um pouco da cidade de Belo Horizonte, em especial alguns de seus pontos turísticos e a história por trás deles.




De olhos fechados é uma leitura leve, divertida, instigante, e já nos apresenta o talento que a autora tem para contar histórias desde a adolescência. Com 19 anos, Lavínia Rocha já possui 3 livros publicados. Um amor em Barcelona foi lançado quando ela tinha 13 anos e Entre 3 Mundos, primeiro de uma série de fantasia, lançado ano passado, que em breve serão resenhados aqui no blog.


            "Às vezes as pessoas pensam que só têm a visão, mas e os outros sentidos?
E também eu não gosto que pensem que não sou capaz de fazer as coisas.
Eu só tenho um jeito diferente para fazê-las do que a maioria..."


Se interessou pela história? Compre no site da livraria.