terça-feira, 14 de junho de 2016

[RESENHA] Sedução da Seda - Loretta Chase


          Loretta Chase se superou!!! Como autora contemporânea de romances de época, ela arrasou nas pesquisas. Sabemos que é difícil narrar uma época em que não vivemos, ofícios que nunca sequer ocupamos, numa linguagem que não nos pertence. É outra esfera. E Sedução de Seda veio pra mostrar que Loretta não está aqui pra ficar na zona de conforto.

Hoje trago pra vocês o primeiro livro da Série As Modistas, que com uma impressionante riqueza de detalhes, conta a história de três irmãs, Marcelline, Sophia e Leonie, desde a história de seus pais até o sucesso que atingem no comércio londrino, com seus vestidos divinos!
Começando pela mais velha, mantendo a marca registrada de Loretta ao criar personagens femininas fortes e devididas, entitulando-se a "melhor modista do mundo" Marcelline é a viúva que desde muito nova se compromete com a criação e educação das irmãs mais novas, se esforça para mantê-las e ensiná-las a aproveitar ao máximo seus dons. É esperta e talentosa: das três, Marcelline é a responsável pelo design dos vestidos. E é um dom, a ponto de em apenas três anos conseguirem competir com a maior lojista de Londres, e encantar as mais altas camadas de Paris, que é o centro da moda. No entanto, as irmãs Noirot não estão satisfeitas. Por não possuírem clientes da nobreza, seu  negócio não vai da melhor forma possível. A ideia de angariar clientes da nobreza surge com a proximidade do evento mais aguardado de Londres, o casamento do duque de Clevedon. A futura duquesa se torna objeto de desejo das modistas, visto que será uma mulher importante, que ditará moda, e para aproximar-se da prometida, Marcelline resolve “perseguir” o próprio duque, chamando sua atenção para seus modelos, fazendo-o coagir sua futura esposa a tornar-se cliente de Noirot.
O que parecia uma ideia perfeita acaba se tornando um grande desastre, capaz ate de comprometer o bom nome da loja, a fidelidade de suas clientes mais importantes, e a boa fama das irmãs. No entanto, a esperteza se mostra um dom de ambas as irmãs, e o que parecia ser uma tragédia anunciada, se torna a porta de entrada para a nobreza de Londres.
         Com uma narrativa leve em terceira pessoa, personagens bem construídos, e Londres como pano de fundo, Loretta Chase nos leva a enxergar duas classes sociais que são, num primeiro momento, separadas como água e óleo. Existe preconceito da nobreza para com a burguesia, e mais ainda, da burguesia para com a própria burguesia; mas também existe a visão da futilidade da nobreza por parte da classe média, mostrando o vazio da vida aristocrata.
O livro gira em torno das irmãs Noirot, em especial da mais velha. Entretanto, para um Romance de Época é necessário um personagem masculino para compor a trama. O Duque de Clevedon é esse personagem. Saindo do lugar comum dos devassos - como nos dois livros anteriores que já conhecemos de Loretta - a autora nos apresenta um duque que se esforça para alcançar as expectativas de seu tutor, mas num determinado momento da vida se cansa, e se muda para Paris a fim de se divertir, não deixando, no entanto, de ser um perfeito cavalheiro. Comprometido [não oficialmente] com a filha de seu tutor, o casamento era algo assente, então ele não precisava se preocupar em cortejar mulher nenhuma. Mas isso muda quando conhece a Sra. Noirot, e o que era para ser sua última diversão antes de casar se torna o romance de sua vida.
A problemática do casal não é daquelas comuns, quando o herói não gosta da heroína, o sentimento é recíproco, e só há brigas na história. Pelo contrário, Noirot realmente quer chamar a atenção do Duque, quer ser notada, e com seu comportamento, sua beleza, e seus magníficos vestidos, consegue captar tal atenção, só que a medida foi alta demais, e o que era para ser apenas flertes se torna amor, o que coloca seu negócio em risco. Sendo pobre, Noirot não pode se dar ao luxo de se aventurar colocando suas irmãs e sua filha em perigo. E é aí que a razão e o coração começam a brigar, numa lute deliciosa que nos prende do início ao fim.

A história é muito gostosa, e o conteúdo nos diverte e surpreende. Não vou falar muito mais, pois cada surpresa é uma delícia, então leia para descobrir! Superou todas as minhas expectativas, e já estou ansiosa para ler o próximo livro!!! Em breve ele estará por aqui também!

Título Original: Silk is for Seduction
Título no Brasil: Sedução da Seda
Autora: Loretta Chase
Editora: Arqueiro
Tradução: Simmone Reisner
Páginas: 304