sábado, 18 de junho de 2016

Numa galáxia muito, muito distante....

Título Original: Kenobi
Título brasileiro: Kenobi
Autor: John Jackson Miller
Editora: Editora Aleph
Tradução:Fábio Fernandes
Ano: 2015
Número de páginas:528



Sinopse: A República foi destruída, e agora a galáxia é governada pelos terríveis Sith. Obi-Wan Kenobi, o grande cavaleiro Jedi, perdeu tudo... menos a esperança.

Após os terríveis acontecimentos que deram fim à República, coube ao grande mestre Jedi Obi-Wan Kenobi a missão de proteger aquele que pode ser a última esperança da resistência ao Império. Vivendo entre fazendeiros no remoto e desértico planeta Tatooine, nos confins da galáxia, o que Obi-Wan mais deseja é manter-se no completo anonimato e, para isso, evita o contato com os moradores do local. No entanto, todos esses esforços podem ser em vão quando o “Ben Maluco”, como o cavaleiro passa a ser conhecido, se vê envolvido na luta pela sobrevivência dos habitantes de um oásis esquecido no meio do deserto e em seu conflito contra o perigoso Povo da Areia.
Oi pessoal!!
Estou meio sumida né? Mas quem é vivo sempre aparece como diz minha bisavó (sim, minha bisa ainda é viva! Podem me invejar!)
Mas vamos aos serviços, certo?

Hoje vou falar sobre meu primeiro livro do universo Star Wars: Kenobi de John Jackson Miller pela Editora Aleph (aquela que faz todo fã de ficção científica vender o rim no mercado negro pra conseguir comprar todos os livros do catálogo). O livro faz parte do universo expandido Star Wars que a Aleph vem trazendo aos poucos as livrarias do Brasil. Além disso, Kenobi faz parte de um “sub-selo” (será que essa palavra existe?) do universo expandido que se chama Legends.

Vale a pena fazer uma pausa aqui para explicar um pouco sobre o selo Legends. Assim quem tiver curiosidade de embarcar nessa “galáxia muito, muito distante...” vai ser capaz de entender um pouco da situação dos fãs. Bem como todos sabem (ou deveriam saber) a Lucasfilm foi adquirida pela Disney e, portanto, desde o último filme o universo de Star Wars está nas mãos do Mickey Mouse. Sendo assim houve uma mudança quanto ao universo expandido também, todos os livros, quadrinhos e/ou qualquer outro material do universo expandido criado antes da aquisição da Disney ganhou o selo Legends. A pergunta que não quer calar agora é: E o que isso muda nas nossas vidas? Acabou a fome? Descobriram a cura para o câncer? Nada disso meus pequenos Padawans, a verdadeira mudança é que esse selo fez com que todo esse conteúdo passasse a ser tratada como histórias que podem ou não terem acontecido, não se encaixando assim no chamado “cânone oficial” da franquia. Resumindo a história: são apenas lendas.

Depois de ler o parágrafo anterior sua pergunta passa a ser: Se não faz parte do cânone oficial então não vale a pena ler? Muito enganado você esta! (pareceu nem que seja um pouco com o Yoda?) A escrita do John é super fluida e até quem não é fã fanático ou grande conhecedor da franquia consegue se entreter com a história que ele conta. Claro que nomes de criaturas estranhas vão aparecer ao longo do livro, mas o autor sempre trás uma descrição sobre as criaturas e, se isso não for o suficiente, temos sempre nosso querido irmão Google para nos ajudar!

O livro se passa logo depois do fim do Episódio III – A Vingança dos Sith e vai narrar uma aventura do nosso querido Obi-Wan Kenobi e descobrir o como e o porque dele ter ganhando o apelido de “Bem Maluco”. Além disso, vamos conhecer um pouco mais da vida em Tatooine (onde Luke Skywalker cresceu) e sobre o misterioso Povo da Areia. O mais interessante do livro é que somos confrontados com situações totalmente comuns ao nosso dia-a-dia acontecendo em um universo nunca imaginado. Miller nos apresenta mitos e lendas dos Tuskens (ou povo da areia), nos mostra em detalhes como funciona a sociedade em Tatooine, sua cultura e os personagens. Outro ponto importante da trama é o luta entre os fazendeiros e os nativos, que nos remete a conflitos de nosso passado em presente. Vemos no espaço a luta desigual pelos colonos com suas armar e culturas consideradas primitivas tentando resistir ao armamento pesado e poder aquisitivo dos colonizadores que exploram a terra....Isso lembra alguma coisa? Por último vale ressaltar que ao longo dos capítulos ocorrem mudanças de narrador nos permitindo enxergar mais de um lado da história e conhecer de forma mais ampla o cenário que vai se desenrolando.

Em resumo o livro vale a pena, mesmo que você ache que é um livro apenas para os fãs e que quem não conhece a franquia não vai entender nada do que está acontecendo está muito enganado! Miller soube muito bem preparar o terreno para que o livro atenda o grande publico.

Bem por hoje é só!
Até a próxima!

Deborah M.