quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Clube de Leitura - Livraria da Travessa e Editora Zahar

No dia 25 de novembro, o Clube da Leitura da Livraria da Travessa, filial CCBB, em parceria com a Editora Zahar, se reuniu para debater um clássico de Jane Austen, já publicado pela editora, e eu tive o prazer de estar presente, representando As Garotas de Pemberley, afinal, a reunião foi tão próxima ao meu trabalho que seria um crime se eu não fosse!

A Editora Zahar possui um incrível catálogo de clássicos publicados, e essa é a temática do Clube de Leitura da Travessa da CCBB - lembrando que cada Travessa possui seu próprio Clube de Leitura, com temáticas diferentes e parcerias diferentes. Esse foi o segundo encontro promovido por essa parceria, e foi muito produtivo e divertido. A editora estava representada por Hannah Caroline, e a mediadora do debate é a livreira Clara Crível.
Como eu já falei, o livro debatido foi Persuasão, de Jane Austen. Foram levantadas uma série de questões, como as críticas que Austen faz a sociedade de sua época, a sua postura feminista, a fonte de seus conhecimentos, e principalmente, a graça e sutileza somadas a ironia que a autora utiliza para montar seus personagens tão intrincados. E Persuasão é o maior exemplo disso. 
Com personagens nada comuns, o livro narra a história de Anne Elliot, que havia se apaixonado por Frederick Wentworth anos antes, mas que foi persuadida pela família a não dar prosseguimento ao relacionamento. Sete anos depois, eles se reencontram, ele capitão da marinha, e ela ainda solteira. E por mais que tentem evitar um ao outro, e até mesmo o sentimento que nutrem, continuam apaixonados. Mas agora Anne deve vencer todas as barreiras, e não se deixar ser persuadida. Pode parecer cliché, mas não é.
Leitoras presentes no Clube de Leitura de Novembro
A maior parte do debate girou em torno dos personagens secundários: Sir Elliot, um homem vaidoso ao extremo, beirando o narcisismo; Mary inconstante e exagerada; Lady Russell, uma viúva influente e de opiniões fortes. Austen não cria personagens rasos, e isso foi pauta da discussão. Para a grande maioria das leitoras presentes, esse foi o primeiro contato literário com Jane Austen; algumas já haviam assistido filmes e/ou séries adaptações de seus livros, mas com seus livros, esse foi o primeiro. Em algumas, a intensidade das descrições de Austen causou um certo estranhamento, em outras, tornou o livro ainda mais interessante. 
Risos, perguntas, discussões, opiniões, esclarecimentos. Foi um momento muito gostoso de descobertas e reafirmações. 
No próximo encontro, o Clube de Leitura de dezembro vai debater o clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, que completou 150 anos esse ano. E a Editora Zahar sorteou um exemplar lindo entre as presentes - Camila, parabéns novamente! E já declarou que em cada reunião, irão sortear um exemplar do livro do próximo debate. Fiquem ligados na nossa página, pois maiores divulgações do evento serão feitas por lá. E desde já, estão todos convidados!