quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Sangue na Neve

Título no Brasil: Sangue na Neve
Título Original: Blod på snø
Autora: Jo Nesbø
Tradução: Gustavo Mesquita
Editora: Record
Páginas: 152
Sinopse: Olav tem apenas um talento: matar pessoas a sangue-frio. Não há nada que ele preze mais que ter o poder sobre a vida e a morte. Porém, sua natureza sensível é proporcional às suas habilidades como matador de aluguel. Uma vez tentou roubar bancos, mas não deu certo – ele se sentiu tão culpado que foi visitar uma das vítimas no hospital. Agenciar mulheres para prostituição, idem – Olav se apaixona muito fácil. O assassinato foi tudo que lhe restou.
Ele leva uma vida solitária em Oslo até se ver envolvido em um trabalho importante para um dos mais perigosos chefes do crime organizado na cidade, Daniel Hoffman. Ao aceitá-lo, Olav finalmente conhece a mulher da sua vida, mas logo se depara com dois problemas. O primeiro é que ela é a esposa do chefe. E o segundo é que ele foi contratado para matá-la.

Olav é um homem de poucos talentos. Segundo ele mesmo já concluiu, Matador de Aluguel é o único ramo que poderá seguir e ser bem sucedido. E Daniel Hoffman, o maior traficante de Oslo, sabendo disso, o contrata eventualmente para alguns serviços, que carinhosamente chamam de “encomenda”. Os assassinatos são bem feitos, sem marcas, sem vestígios. Olav já adquiriu experiência o suficiente para fazer com que as pistas apontem para tão longe quanto possível.
Com uma série de deficiências - dislexia, uma infância conturbada, educação precária, e uma tendência a se apaixonar facilmente - Olav nunca pensou muito antes de concluir um trabalho. Apenas fazia o que devia ser feito. Ate o dia em que resolveu pensar, seu maior erro. Hoffman o contrata para um novo trabalho: matar sua esposa que o estava traindo e fazer com que parecesse um assalto. Mas após pensar, e se apaixonar por sua vítima, decide salvar a vida de Corina e eliminar o amante, teoricamente, acabando com os problemas do chefe. E isso o torna o alvo.

Julguei um livro pela capa, e me surpreendi positivamente. Jo Nesbø construiu uma narrativa impressionante, que me fez me perder e encontrar sucessivamente no protagonista: um homem problemático, disléxico, que gosta de criar histórias. Ao final, não sabemos muito bem o que é a verdade e o que foi inventado, acrescentado ou modificado nas situações. Apenas sabemos que é um homem muito solitário, discreto e bom no que faz. Se é inteligente ou não, é difícil afirmar. É metódico, esperto, e possui um bom coração. Um matador a sangue frio com um bom coração: uma mistura interessante que vale a pena ser lida. 
O que mais me impressionou em Sangue na Neve foi justamente a narrativa. É simples e intrigante ao mesmo tempo! Olav é um personagem que foi sendo construído com o decorrer do livro. E as nuances da sua personalidade são intricadas com a história. Seu gosto por leitura e por criar histórias deixa no ar a pergunta "mas isso realmente aconteceu ou ele inventou essa parte?" E outra coisa que preciso ressaltar: A descrição física do personagem só se deu nos últimos capítulos, ou seja, a imagem que tinha de Olav era completamente diferente da real. Fiquei surpresa, e foi uma sensação divertida e surpresa ao ler que o homem que eu imaginava moreno, baixinho e sem graça é na verdade loiro, de cabelos compridos e olhos azuis! Adorei!
Apenas 152 páginas para cativar qualquer leitor. Super recomendo!!!