domingo, 3 de janeiro de 2016

“Reader, I married him.” (Jane Eyre)


(por Aline Tavares)


Título no Brasil: O Casamento da Princesa
Título Original: Princess Diaries Royal
Wedding
Autora: Meg Cabot
Tradução: Alice Melo
Editora: Galera Record
Páginas: 448

A primeira resenha do ano, ao contrário do que indica o título, não é de um dos livros das irmãs Brontë (até porque não li Jane Eyre, ainda ). Falarei hoje sobre o livro mais divertido lido do ano de 2015, da minha terceira autora preferida, Meg Cabot (atrás somente de Jane Austen e J.K. Rowling), O Casamento Real, décimo primeiro livro da série O Diário da Princesa.



Essa série ocupa um lugar muito especial no coração de muitos leitores, uma vez que muitos de nós crescemos acompanhando as aventuras de Mia Thermopolis, uma garota nova iorquina que descobre ser herdeira de um principado europeu quando seu pai fica infértil devido a um câncer. Mia era uma adolescente comum e verá sua vida virar de cabeça para baixo com a notícia, uma vez que sai do anonimato para uma vida cheia de festas, recepções e aparições em público, seja em NY ou em Genovia, onde cada atitude sua é vigiada. A série de livros rendeu dois filmes legais, apesar das muitas diferenças em relações aos livros.


O primeiro livro foi lançado em 2000 e o décimo, que coincide com a formatura da Princesa na High School, foi lançado em 2009. Ao longo desse período acompanhamos Mia tendo de lidar com suas neuras (em especial a hipocondria), as dificuldades no colégio, as Lições de Princesa ministradas pela temível Gradmère, os desafios nas relações com amigos, colegas e família, e o romance com o nerd Michael Moscovitiz, o grande amor da Princesa. Mas uma das coisas que mais gosto na série é a sintonia com a cultura pop do período, que aparece na forma de livros, filmes, séries, músicas, celebridades, e facilitam a identificação com a história.


O décimo primeiro livro foi lançado em comemoração aos 15 anos do início do lançamento da série. No livro a princesa Mia conta o “inferno astral” que antecede o seu aniversário nesse ano: o pai está preso, o clima político em Genovia é tenso e ela não pode sair do consulado para nada, nem para o trabalho no Centro Comunitário que fundou, por causa de um stalker. No meio disso tudo Michael a leva para o Caribe e faz o pedido de casamento. Mas o retorno para a vida real aguarda muitas surpresas, entre elas uma meia irmã pré adolescente que mora em New Jersey.
O livro garante muitas gargalhadas com as trapalhadas da Princesa, mesmo depois de amadurecer um pouco. Dá para matar a saudade de personagens queridos e se encantar por novos, como a fofa Olivia Grace. A série continua antenada com acontecimentos da cultura pop, mas também discute temas mais sérios, como, por exemplo, a crise dos refugiados na Europa e o empoderamento feminino. Uma leitura divertida, com um toque de nostalgia.



Então precisa decidir, Principessa, o que quer fazer: vai calçar os sapatos de diamante e ir ao baile? Ou vai tirá-los e ficar em casa?