quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Um leve choque de realidade e solidão


Título: Querido Jaime
Autor: Eduardo Lages
Editora: Amazon Serviços de Varejo do Brasil Ltda.
Páginas:80

Sinopse: Jaime é um homem solitário de 72 anos que se sente oprimido pelo vazio de sua casa. Infelizmente ele também não gosta muito de sair e ver o mundo. No dia em que é forçado a deixar seu lar, o inesperado acontece e o idoso é lançado em uma jornada de autoconhecimento onde o palco é a selvagem cidade de São Paulo.


Se olharmos nossas estantes de livros vamos dar de cara com uma gama gigantesca de livros estrangeiros, que nos transportam para mundos, países, cidades e/ou realidades diferentes, não é à toa que falamos que "viajamos com os livros sem sair do lugar" e isso é simplesmente maravilhoso! Conhecemos tão bem quanto nossa próprias mãos as realidades desses lugares e podemos refletir sobre as diferentes realidades sociais e culturais e etc...Mas...E a nossa realidade? Conhecemos ela tão bem quanto conhecemos as apresentadas através dos olhos dos autores estrangeiros?
     Foram com essas as questões que o livro Querido Jaime do paulistano Eduardo Lages me amarrou, prendeu, me deu um choque de realidade e me fez refletir sobre a solidão no meio de uma multidão de gente, a realidade das ruas e a consequência dos nossos atos e escolhas no nosso futuro e no de outras pessoas. Se era essa a intenção do autor? Não sei dizer, mas cada leitor tira dos livros um ensinamento.
     No livro acompanhamos um dia na vida de Jaime, um senhor de 72 anos que mora sozinho e, como todos nós, tem uma rotina que é seguida de forma metódica. Um senhor rabugento que tenta esconder sua infelicidade e seu sentimentos de vazios de si mesmo. Ele vive um incrível dilema : se sente oprimido dentro de casa e ao mesmo tempo sai dela o mínimo possível.
      Ao longo das 80 páginas do livro, Eduardo consegue nos dar um Tour pelo centro da cidade de São Paulo e nos mostrar de forma nua e crua a triste realidade das grandes cidades que tentamos esconder ou não ver. No começo estranhei um pouco o formato da narrativa, já que ao longo de toda história Eduardo nos leva ao passado do personagem para explicar as causas de algumas ações de Jaime no presente, mas logo você se encontra!
     A edição é simples porém bem feita e para a nossa alegria com extras! O autor disponibiliza à  nós leitores alguns anexos sobre seu processo criativo como fotos e ilustrações feitas por ele mesmo e além disso os livros vem com uma dedicatória especial!
     Quem é de São Paulo e ficou curioso sobre o livro dá uma passadinha na Av. Paulista próximo ao número 2000 para dar uma forcinha pro Eduardo (que tal tirarem uma foto com ele e enviarem pra gente? Ficaria legal na nossa linha do tempo da nossa página do Facebook...Ao estilo "Onde está o Wally?"!) e se você é como eu e mora no resto do Brasil entra em contato com ele pelo link do Facebook: https://www.facebook.com/lages.eduardo?ref=ts&fref=ts e compre seu exemplar! Além de um ótimo escritor Eduardo é super atencioso e um doce de pessoa! Espero poder ter em mãos uma nova história do Eduardo o mais rápido possível!