quarta-feira, 16 de março de 2016

Clube do Livro - "Norte e Sul" e "Morte em Pemberley"

por Silvana Fonseca, comentários por Michelle Motta


       No mês de Fevereiro, ocorreu mais um debate do nosso clube do livro, escolhido pela Silvana, foram sobre o livro Morte em Pemberley, da escritora Phyllis Dorothy James, Baronesa James de Holland Park, mais conhecida como P. D. James, e a minissérie britânica adaptada do livro Norte e Sul, da escritora Elizabeth Gaskell que foi ao ar no ano de 2004 pela BBC. Confiram o resultado do debate.

Morte em Pemberley

       Sinopse: O livro se baseia no ano de 1803. Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy já estão casados, tiveram dois filhos e sua felicidade em Pemberley parece inabalável. Mas a paz do lugar é ameaçada quando, na noite da véspera do baile anual de Pemberley, Lydia, uma das irmãs de Elizabeth Bennet, chega à mansão gritando que o marido, George Wickham, foi assassinado na floresta. Com este ponto de partida, P.D. James retoma o universo do clássico Orgulho e preconceito, de Jane Austen, numa trama de assassinato em que nada é o que parece.

       A maioria das GDP´s gostaram de modo geral do livro, apesar de ter um ritmo inicial lento típico do gênero, a adaptação de Orgulho e Preconceito se desenvolveu muito bem ao longo da narrativa e nos conquistou. Foi interessante ter uma visão sobre a vida de casados de Elizabeth e Darcy. Concordamos que a autora também nos proporcionou uma perspectiva mais madura de todos os personagens, ressaltando alguns outros atributos ao Sr. Darcy não só como o senhor de Pemberley, mas também como magistrado. E diferenciando um pouco a identidade do primo de Darcy, o Coronel Fitzwilliam: quando em Orgulho e Preconceito é um jovem risonho, simpático e agradável, agora um homem maduro, responsável, senhor de terras. Opinião unânime: gostamos mais do coronel jovem.
       A maneira como a autora constrói a trama é peculiar e surpreendente. O final superou a expectativa de todas, apesar de ter ficado muito de acordo com a personalidade de cada personagem [pensa que vamos contar? Está enganado!].

Norte e Sul


       Sinopse: 'North and South' é um romance de Elizabeth Gaskell. A trama gira em torno do contraste existente entre o modo de vida da Inglaterra industrializada do norte e da Inglaterra rural e inocente do sul, em uma época marcada pela revolução industrial do século 19. O enredo do livro é um romance social que tenta demonstrar a vida e os conflitos existentes no norte industrializado dos meados do século 19, através das impressões de uma jovem nascida nas regiões rurais da Inglaterra. A heroína da história, Margaret Hale, é filha de um ministro religioso que se muda para a cidade de Milton, na medida em que conhece a difícil realidade da população local, ocorre então a formação de novas amizades e uma crescente atração por Mr. John Thornton, dono de uma fábrica têxtil. 
       Não precisamos dizer que foi unânime o amor por esta série. Norte e Sul nos trouxe um romance diferenciado, bastante trabalhado em cima de questões sociais, trabalhistas, regionais e culturais da Inglaterra da época, que foram pontos de destaques ressaltadas por todas do grupo. Tendo como destaque principal na discussão da série, o galã da história, Sr. Thorthon, personagem que fez suspirar a quase todas nós [porque algumas de nós são insensíveis... mas não vou citar nomes porque é anti-ético. Mas quem foi, sabe!]. 
       A série inglesa da BBC conseguiu retratar bem o livro de Elizabeth Gaskell (com algumas diferenças, natural de qualquer adaptação) com sua boa produção, sua ótima escolha de elenco, de figurino e de locações retratando bem as diferenças do Norte e do Sul da Inglaterra.

Nosso próximo debate será sobre o livro Como eu Era Antes de Você, da Jojo Moyes, e a série Emma de 2009 da BBC, baseado no livro de Jane Austen. [É pra preparar os lencinhos!]