quarta-feira, 20 de julho de 2016

20 de Julho, dia do amigo



É bonito ser amigo, mas confesso: é tão difícil aprender!

E por isso eu te suplico paciência.

Vou encher teu rosto de lembranças,

Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias.

Fernando Pessoa


Esse poema escrito por Pessoa bem poderia ter como eu lírico um livro. Sim, um livro é amigo para qualquer hora, nos enche de lembranças... 

Todo leitor sabe o quanto uma boa história pode nos satisfazer. Tornamo-nos amigos das personagens, torcemos por elas, vibramos com suas conquistas, choramos com suas tristezas... É, realmente um bom livro passa a ser um grande amigo.

Sem contar nossos autores preferidos. Eu, por exemplo, tenho como autora preferida a tão querida Jane Austen. Claro que o tempo não foi nosso amigo, e eu só pude conhecê-la por meio das fantásticas histórias que ela nos deixou, e pelas biografias que foram produzidas acerca de sua vida. Ainda sim, sinto como se fôssemos amigas, daquelas de verdade. Pois todos os sentimentos que envolvem a amizade eu já senti lendo seus belos romances. Tornei-me mais forte e livre graças à Lizzie, e percebi, nessa mesma história de Orgulho e Preconceito, que amizade entre irmãs é algo mais que valioso e sincero, com a amizade de Elizabeth e Jane. Ainda sobre essa história, aprendi que por mais que sejamos amigos de verdade de alguém, e sentimos o desejo de proteger, não é de bom tom se intrometer na vida de um amigo, mudando o curso natural dos acontecimentos, como Darcy fez com Bingley, ao afastá-lo de Jane.

Com Emma aprendi que uma linda amizade pode se transformar em amor verdadeiro, como aconteceu entre ela e Mr. Knightley. Enfim... poderia ficar aqui citando seus personagens, as amizades, todo aprendizado que obtive com as histórias da minha amada Jane. Entretanto quero mudar o rumo desse texto.

Além de tudo de fantástico que suas histórias me trouxeram, por meio desse gosto peculiar pela literatura do século XIX, mais precisamente por Jane Austen, em outubro de 2014 tive uma bela e grata oportunidade. O amor por essa literatura me apresentou a um grupo para lá de especial, dezesseis mulheres, todas apaixonadas por Austen. 

Com o tempo nos tornamos amigas. Moramos longe, mas estamos juntas todos os dias, falando a respeito de livros, literatura de uma maneira em geral, filmes, músicas, séries... e mais, muito mais. Partilhamos nossos sentimentos, damos conselhos umas às outras, inclusive amorosos. Ficamos felizes pelas conquistas umas das outras, e bravas (muito mesmo) quando um namorado faz alguma de nós sofrer. Enfim, difícil acreditar que amizades virtuais dão certo. A nossa deu, e hoje somos As Garotas de Pemberley, para o que der e vier. Sempre que podemos nos encontramos pessoalmente, para partilhar ainda mais da nossa amizade. 

Enfim, no dia de hoje não poderia deixar de dar um mega abraço virtual nas minhas queridas Aline, Michele, Flávia, Hanna, Raquel, Nathália, Fernanda, Déborah, Jesiane, Josana, Kerolaine, Silvana, Thais, Bruna e Maria. Eu amo vocês todas. E nós todas desejamos a todos nossos leitores um feliz dia do amigo, que suas amizades sejam longas e verdadeiras. 

Queridas Garotas de Pemberley, “Dá-me tempo, de acertar nossas distâncias.” 
Vanessa Aragon