terça-feira, 26 de julho de 2016

Shakespeare, Nikon, um pássaro e um paletó tweed. Adivinhe qual é o livro!

Olá, visitantes de Pemberley! Hoje venho falar pra vocês da minha última compra de TPM. (Sim, quando estou de TPM saio catando promoções na internet - geralmente não pago o boleto porque me arrependo horas depois). Mas dessa vez a coisa foi diferente. De tanto ouvir minhas amigas falarem da Nora Roberts e como o preço estava uma delicinha, resolvi realmente comprar o box do Quarteto Noivas.

A resenha de hoje é sobre o primeiro livro da série, Álbum de Casamento. Mas para que vocês possam entender direitinho universo das quatro historias, vou fazer um resumo aqui: As quatro amigas Parker, Laurel, Emma e Mac brincaram de casamentos no jardim de casa durante toda a infância. Quando adultas, ainda melhores amigas, resolveram montar uma empresa de organização de casamentos onde cada uma é responsável por um setor específico, como o administrativo, a decoração, as comidas e a fotografia. No entanto, nenhuma delas se casou ou pelo menos encontrou o "cara certo" ainda.

Sinopse: Primeiro livro da série Quarteto de Noivas, 'Álbum de Casamento' conta uma linda história de amor, amizade e família – e daqueles momentos imprevisíveis que transformam uma imagem bonita numa verdadeira obra de arte. Com várias capas de revistas de noivas no currículo, a fotógrafa Mac é especialista em captar os momentos de pura felicidade, mesmo que nunca os tenha experimentado em sua vida. Por causa da separação dos pais e de seu difícil relacionamento com eles, Mac não leva muita fé no amor. Por isso não entende o frio na barriga que sente ao reencontrar Carter Maguire, um colega de escola com o qual nunca falara direito. Carter definitivamente não é o seu tipo. Professor de inglês apaixonado pelo que faz, ele cita Shakespeare e usa paletó de tweed. Por causa de uma antiga quedinha por Mac, fica atrapalhado na frente dela, sem saber bem como agir e o que falar. E mesmo assim ela não consegue resistir ao seu charme. Agora Carter está disposto a ganhar o coração de Mac e convencê-la de que ela é capaz de criar suas próprias lembranças felizes.

Mac é a típica mocinha traumatizada que todo mundo já viu em pelo menos um livro ou filme. Seus pais se divorciaram isso acabou afetando o seu psicológico, somado ao fato de que seu pai é extremamente negligente e aparece uma vez a cada vários anos e sua mãe já se casou mais vezes do que a Gretchen. Ela acredita que o casamento seja uma instituição falida, apesar dessa ser a sua fonte de renda.

Enquanto sua vida pessoal é uma bagunça, sua vida profissional é um grande sucesso. Sua fotos já fora premiadas e capas de várias revistas da área de casamentos. Ela é criativa e tem um olhar muito apurado para capturar os momentos perfeitos. (Pausa para reclamar: Nora em um momento do livro diz que Mac é fotojornalista. Não é. Fazer fotos espontâneas não é fotojornalismo, pois as imagens nesse caso não tem valor jornalístico. #FikaDika coleguinhas fotógrafos.)

Já o Carter vem de uma família tradicional de comercial de margarina e, mesmo tento passado por um relacionamento conturbado no passado, ainda acredita no amor. Ele é um dos melhores mocinhos de livros que já vi. Inteligente, engraçado, fofo que dá vontade de esmagar, super apaixonado e dedicado, além de aguentar as piras da Mac sem reclamar e não desiste dela.

Os dois se conheceram no ensino médio, mas Mac nunca tinha reparado no garoto nerd que sentia uma forte atração por ela. Anos depois, Carter vai acompanhar sua irmã em uma reunião com as organizadoras do casamento dela e eles se reencontram. As primeiras cenas de interação entre os dois são muito engraçadas, pois ele fica completamente desastrado e não consegue andar ou articular uma frase sequer direito.

O livro se desenvolve de forma gostosa e leve. Ao longo da narrativa as personalidades dos personagens são bem desenvolvidas e ficamos torcendo para que Carter prove logo à fotógrafa que nem todos os relacionamentos terminam em desgraça. O problema é que toda vez que ela parece estar se entregando sua mãe aparece. Se existe um personagem sem noção nenhuma da realidade dessa história é Linda, mãe de Mac. Além de não se importar nem um pouco com a filha, ainda usa a garota como caixa eletrônico humano aparecendo apenas para fazer chantagem emocional e arrancar dinheiro. Claro que como em todo bom romance, Linda tem o final que merece.

E você já leu a série? O que achou? Deixe suas opiniões nos comentários e vamos conversar mais sobre isso.

Título no Brasil: Álbum de Casamento
Título Original: Vision in White
Autora: Nora Roberts
Tradução: Janaína Senna
Editora: Arqueiro
Páginas: 288