terça-feira, 31 de janeiro de 2017

[RESENHA]Trifles - Susan Glaspel

Título Original: Trifles
Título no Brasil: O teatro de Susan Glaspell
Autora: Susan Glaspell
Editora: Embaixada dos EUA


Muita gente acha que ler teatro é meio sem sentindo, já que o texto foi escrito pra ser encenado. No entanto, a leitura de textos teatrais pode ser muito interessante e rica, uma vez que podemos criar, com o auxílio de nossa imaginação, as cenas descritas da nossa maneira, tonando a experiência de leitura bem pessoal e íntima. 


A escritora, atriz e jornalista americana Susan Glaspell (1876 - 1948) produziu romances, contos e peças teatrais, além de ter sido uma das fundadores da The Provincetown Players, em Massachusetts. Dentre suas obras, a que mais me toca até o momento é uma peça teatral 'Trifles' (em português 'Ninharias'). A peça é se passa em um ambiente rural e é iniciada com a chegada três homens, o delegado, o procurador e um vizinho e duas mulheres, esposa do delegado e uma vizinha a uma casa, na qual houve um assassinato.

Enquanto os homens se dedicam a tentar esclarecer os fatos e analisar as pistas do crime, as mulheres ficam na cozinha. É bem marcante na peça que a autora quis criticar os papeis sociais impostos para homens e mulheres, já que eles é quem deveria ter a inteligência para desvendar o mistério. Entretanto, as mulheres, ao observar os detalhes presentes nos utensílios domésticos, começam a desconfiar que sabiam o que tinha acontecido naquela casa. 

Um dos homens comenta que "Bem, as mulheres costumam se preocupar com ninharias", com tom de desprezo e daí surge uma interessante diálogo no estilo "guerra dos sexos", em que as mulheres demonstram ter empatia pela esposa da vítima, Sra. Wright, já que a casa estava completamente bagunçada.


Quando os homens saem, as duas mulheres começam a conversar sobre como, antes de se casar, a Sra. Wright parecia feliz e participava das atividades da cidade. Além disso, passam a observar alguns detalhes que poderiam indicar que a esposa matara o marido e os motivos que a levaram a isso. Os objetos - ou ninharias - por elas percebidos demonstram a solidão na qual a mulher vivia e o comportamento agressivo de seu marido.

Uma leitura atenciosa nos mostra vários símbolos, utilizados pela autora, para escancarar a triste condição de vida a qual as mulheres eram submetidas, como por exemplo, o pássaro preso na gaiola, simbolizando a prisão do casamento. Ao longo da peça, as outras duas mulheres vão se reconhecendo na vida da Sra. Wright e sentido que poderiam tê-la ajudado.

No fim, podemos perceber uma importante lição de sororidade (irmandade feminina), pois as mulheres escondem a prova de que o marido fora assassinado pela esposa. Pode parecer que a peça incentiva a violência, mas literatura nunca é literal, o que Glaspell queria dizer para as mulheres de sua época (e da nossa) é que elas não podiam aceitar viver sofrendo abusos e que buscassem nas outras irmãs a ajuda necessária para se livrarem de suas prisões.