domingo, 29 de janeiro de 2017

[Resenha] Uma noite para se entregar

Título Original: A Night to Surrender
Título no Brasil: Uma noite para se entregar
Série: Spindle Cove - 1
Autora: Tessa Dare
Editora: Gutenberg
Tradução: A.C. Reis
Páginas: 288


Sinpose: "Spindle Cove é o destino de certos tipos de jovens mulheres: bem- nascidas, delicadas, tímidas, que não se adaptaram ao casamento ou que se desencantaram com ele, ou então as que se encantaram demais com o homem errado. Susanna Finch, a linda e extremamente inteligente filha única do Conselheiro Real, Sir Lewis Finch, é a anfitriã da vila. Ela lidera as jovens que lá vivem, defendendo-as com unhas e dentes, pois tem o compromisso de transformá-las em grandes mulheres, descobrindo e desenvolvendo seus talentos. O lugar é bastante pacato, até o dia em que chega o tenente-coronel do Exército Britânico, Victor Bramwell. O forte homem viu sua vida despedaçar-se quando uma bala de chumbo atravessou seu joelho enquanto defendia a Inglaterra na guerra contra Napoleão. Como sabe que Sir Lewis Finch é o único que pode devolver seu comando, vai pedir sua ajuda. Porém, em vez disso, ganha um título não solicitado de lorde, um castelo que não queria, e a missão de reunir um grupo de homens da região, equipá-los, armá-los e treiná-los para estabelecer uma milícia respeitável. Susanna não quer aquele homem invadindo sua tranquila vida, mas Bramwell não está disposto a desistir de conseguir o que deseja. Então os dois se preparam para se enfrentar e iniciar uma intensa batalha! O que ambos não imaginam é que a mesma força que os repele pode se transformar em uma atração incontrolável."


Susanna Finch não teve uma temporada agradável em Londres. Porém o tempo que passou nos cantos dos salões mostrou que ela não era a única nessa situação. Por isso passou a chamar outras moças que estavam na mesma situação para passar um tempo em Spindle Cove, vila onde reside e que fez muito bem a sua saúde no momento que mais precisou. Em pouco tempo a localidade conquistou a reputação de ser um bom lugar para mulheres, e Susanna está disposta a tudo para manter esse status. Já Victor Bramwell fazia a única coisa que sabia desde pequeno: ser militar, assim como o falecido. Mas um ferimento durante uma das batalhas das Guerras Napoleônicas pode levar a uma aposentadoria precoce. Para recuperar o seu prestígio, ela espera contar com a ajuda de Sir Lewis Finch, um dos amigos de seu pai e progenitor de Susanna. Sir Lewis condiciona a ajuda a uma nova responsabilidade: o título de Conde de Rycliff e a formação de uma milícia em Spindle Cove, uma vila dominada pelas mulheres. Temos então um embate entre duas pessoas determinadas a cumprir os seus objetivos, mas essa disputa gerará uma faísca que atingirá em cheio esses dois corações sedentos de amor.


Como esse é o primeiro livro de uma série com volumes interligados, somos assim apresentados, além dos protagonistas, a personagens que protagonizaram os próximos livros. Destacam-se as irmãs Highwood, que acabaram de chegar a Spindle Cove: a mais velha, Diana, é aparentemente a mais delicada por causa da asma; Minerva sempre é repreendida pela mãe por causa do seu interesse por por Geologia; e a caçula Charlotte ainda está aproveitando sua juventude. Além disso temos Kate Taylor, jovem orfã e exímia pianista que adotou Spindle Cove como residência fixa. Do lado masculino temos Lorde Payne, que apesar do título de Visconde, encontra-se sob responsabilidade do primo, Bramwell, devido ao comportamento devasso; e Cabo Thorne, braço direito do novo Conde. Todos seguem a tendência de moças “não convencionais” e homens destemidos.


Ambientados na Era da Regência, os livros da Tessa Dare dialogam bem com o contexto dos leitores contemporâneos. Seus livros mesclam inteligência, sensualidade e emoção, além de serem bem divertidos. Spindle Cove é uma série que até o momento possui 4 livros e 3 novelas (ou histórias curtas). Uma noite para se entregar ganhou o RITA em 2012. A Editora Gutenberg já publicou os três primeiros livros e uma das novellas (no caso a segunda). Eu sou apaixonada pelas capas brasileiras, principalmente porque elas incluem características das protagonistas. Na capa de Uma noite para se entregar, a moça possui sardas como Susanna.

“Vou dizer isto: declaro posse total sobre meu corpo, meu coração e minha alma; mas, esta noite, escolho compartilhar todos eles com você.”