quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Clube do Livro - A Jovem Rainha Victoria

Título Original: The Young Victoria
Título no Brasil: A Jovem Rainha Victoria
Diretor: Jean-Marc Vallé
Distribuidor: Europa Filmes
Classificação: 10 anos
Duração: 105min 

Sinopse: Dominada por sua mãe possessiva desde criança, a jovem Vitória (Emily Blunt) se recusa a conceder a ela a regência nos últimos dias de seu tio, William IV. O maior interessado em que isto ocorra é John Conroy, secretário particular da mãe de Vitória, que sabe que perderá poder e prestígio tão logo ela alcance a maioridade e assuma a coroa inglesa. Pouco antes de ser coroada, Vitória se aproxima de Albert (Rupert Friend), príncipe da Bélgica, que se afeiçoa a ela. Após ser coroada ela passa a ser cortejada pelo lorde Melbourne (Paul Bettany), primeiro ministro da época. Dividida entre Melbourne e Albert, Vitória se vê diante de uma crise institucional devido à sua interferência nos assuntos políticos do país.



Esses foi um dos poucos casos de unanimidade: TODAS amamos o filme!!! Victoria e Albert formam um lindo casal e saber que essa é uma história real nos deixa mais esperançosas. É muito interessante ver como essa relação se desenrolou, o amor, a amizade e o companheirismo, como eles se apoiavam. Outro aspecto ressaltado foi a trajetória de superação da rainha. Victoria foi criada para se considerar frágil, mas mesmo assim se negou a assinar a regência, e foi uma grande rainha, mesmo que sua inexperiência tenha a deixado vulnerável a manipulação no inicio. Conhecer a trajetória de uma mulher forte em uma época em que nosso gênero não era valorizado é muito inspirador,



A escolha dos protagonistas também foi muito elogiada. Emily Blunt está linda como Victoria, e Rupert Friend, nosso eterno Mr. Wickham, muito charmoso como o príncipe Albert. 



O roteiro do filme apresenta muitas semelhanças com a história original, apesar de algumas partes terem apresentado algum colorido, como o atentado no final. Victoria foi rainha por 63 anos e sete meses, sendo o segundo mais longo da monarquia britânica, ficando atrás somente do reinado de Elizabeth II, atual monarca e trisneta de Victoria. Durante seu reinado, a Inglaterra assistiu a Segunda Revolução Industrial e a expansão imperialista. Já Albert foi um dos principais conselheiro de Victoria, e apesar de estrangeiro, consegui aos poucos ser popular entre os britânicos. Ele também foi um grande apoiador das artes e das ciências.  O casal teve nove filhos. Albert morreu em 1861, aos 42 anos e a Rainha ficou de luto pelo resto da vida. 


O filme ganhou o Oscar de Melhor Figurino em 2010. Cada vestido usado por Emily Blunt custou 10 mil libras e alguns são replicas de modelos usados pela Rainha. A responsável pelo figurino, Sandy Powell, também foi premiada na mesma categoria em 1999, por Shakespeare Apaixonado e em 2005, por O Aviador. 





Por As Garotas de Pemberley