Como todo leitor de Jane sabe, o romance que mais se aproxima a algo do gênero gótico seria A Abadia de Northanger, apesar de não ser essa a temática central; podemos observar uma grande influência dessa literatura.
Primeiro, você sabe o que é uma abadia? Quando ouvimos essa palavra vem a nossa mente uma construção em ruínas cheia de corredores e quartos. E hoje é isso mesmo. Eram muito comuns, ate o século XVII. Eram destinadas a comunidades católicas, comandadas por um líder espiritual, que podia ser homem ou mulher. Por isso eram grandes e tinham muitos quartos. Foram a origem do que conhecemos por Mosteiros. Muitas delas tinhas túneis subterrâneos, saídas para casos de emergência, torres com quartos trancados... mas pouco se sabe sobre o que realmente acontecia lá dentro. A partir do século XVIII, elas foram sendo destruídas nas reformas protestantes, e hoje o que sobrou foram ruínas semi destruídas que se tornaram ponto turístico. Mas porque eu estou dando uma aula de história aqui? Pra gente poder entender melhor o que existe de tão gótico em A Abadia de Northanger!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGfrxNnMInbQ3S9bxrywu1ppvD5iTj5lBgQTk8HxyLCeMKsS8lAkkS9tqDHaavQj1fHVtZ81_SK8fcv37yQXWa9hRRuIJszgvVqAsMdsZpeQrWHSlfhiI3acwvSvp-UW_R6S0GVbh4Ne8D/s320/Abadia+de+Northanger.jpg)
Abadia de Northanger é uma paródia gótica, que conta a história de uma mocinha muito ingênua que
é extremamente criativa e muito influenciada pelo que lê. Em um determinado ponto da vida, Catherine Morland, a protagonista da história, começa a ler Ann Radcliffe, e a autora se torna sua favorita. Ela então é convidada a viajar por Bath, e lá conhece os irmãos Tilney, que a convidam a passar uma temporada em sua abadia. Chegando ao local, sua mente começa a criar histórias de terror que envolvem a família Tilney e sua abadia, e pior, começa a acreditar nelas. Histórias que chegam a insultar a família. Ao perceber o quanto estava sendo boba, Catherine joga fora seus romances de Radcliffe e derivados.
Observamos na história a trajetória da evolução da personalidade da protagonista. Ela deixa de ser aquela menina boba, que acredita e confia em todos, e começa a prestar mais atenção ao que de fato está acontecendo ao seu redor. É um romance diferente de Jane Austen em vários tópicos, mas devemos considerar que a protagonista é muito jovem, e que Jane queria apresentar uma sátira ao que estava em voga naquele momento... e isso com certeza é do feitio de nossa querida Austen!!!
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS:
- Título Original: Northanger Abbey
- Título no Brasil: A Abadia de Northager
- Autora: Jane Austen
- Editora: Landmark
- Tradução: Eduardo Furtado
- Páginas: 240